O preço dos carros novos registrou queda em julho, assim como o dos usados, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) dia 5 de agosto. No mês passado, o preço do automóvel novo recuou 0,05%, em média, enquanto o do automóvel usado teve um recuo de 0,47%. Entre janeiro e julho, os veículos novos acumulam queda de 2,04% e os usados, de 2,11%. Levando em conta os últimos 12 meses terminados em julho, o preço dos carros usados caiu 2,74% e o dos novos registrou queda ainda maior, de 3,18%, aponta o InfoMoney.
Carros zero
No caso dos carros novos, Recife registrou a maior queda nos preços em julho, de 1,62%. Em seguida, aparecem Curitiba (-1,38%) e Belo Horizonte (-0,71%). Por outro lado, o destaque de alta ficou com Goiânia, onde o preço dos automóveis novos subiu 1,43%.
Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros novos, em julho, no acumulado do ano e em 12 meses, nas 11 capitais analisadas pelo IBGE:
Capital             Julho      Acumulado     12 Meses
R. Janeiro        -0,14%    -0,94%          -3,39%
P. Alegre          -0,35%   -2,51%          -1,61%
B. Horizonte     -0,71%    -2,22%         -4,44%
Recife              -1,62%    -1,77%         -4,18%
São Paulo         0,48%     -2,24%         -3,39%
D. Federal        -0,44%     -2,12%         -2,58%
Belém              -0,42%     -2,41%         -0,18%
Fortaleza          -0,49%     -2,08%         -3,82%
Salvador           0,02%      -2,40%         -3,20%
Curitiba            -1,38%     -3,75%         -4,19%
Goiânia             1,43%      -0,65%         -0,23%
Brasil               -0,05%      -2,04%        -3,18%
Fonte: IBGE

Carros usados
Considerando os preços dos carros usados, o Rio de Janeiro foi a capital onde houve a maior queda no mês passado, de 3,05%. Já Porto Alegre registrou a maior alta, de 2,14%.
No acumulado do ano, a maior alta também ficou com Salvador (8,34%) e a maior queda, com Belém, onde os preços dos usados caíram 5,12%. Na tabela abaixo, é possível conferir a variação dos preços de carros usados em cada capital, em julho, no acumulado do ano e em 12 meses:
Capital              Julho        Acumulado       12 Meses
R. Janeiro         -3,05%     -4,04%            -9,90%
P. Alegre           2,14%       1,75%             0,34%
B. Horizonte      0,20%       -2,55%            -2,72%
Recife              -0,89%       -4,54%            -7,33%
São Paulo         -0,92%       -2,15%           -3,42%
D. Federal         -0,41%       -3,29%           -4,76%
Belém               -0,67%      -5,12%            -4,84%
Fortaleza           -1,59%       -4,18%           -8,20%
Salvador            -1,27%       8,34%           15,93%
Curitiba             -0,66%       -5,02%          -3,03%
Goiânia              0,29%        -3,55%          -1,27%
Brasil                -0,47%        -2,11%          -2,74%
Fonte: IBGE

Outros itens
Considerando o grupo veículo próprio do IPCA, em julho, pode-se verificar quedas no preço do aluguel do veículo (-3,31%), estacionamento (-0,12%), do seguro voluntário do veículo (-0,04%) e da motocicleta (-0,03%). Por outro lado, no período, as maiores altas ficaram com o pedágio (4,62%), reboque (2,08%), pintura do veículo (1,78%) e conserto de automóvel (1,52%).
No acumulado do ano, os preços que mais subiram no grupo foram o da pintura de veículo (11,95%), estacionamento (9,43%) e da lubrificação e lavagem (8,39%). Os únicos itens que ficaram mais baratos foram a motocicleta (-0,38%) e o aluguel de veículo (-2,52%).
Fonte: site InfoMoney, 5 de agosto de 2011

Taxistas trocam o ráo pelo tablet (06/08/2011)

A sede da Coopertax, na zona leste de São Paulo, ainda é improvisada: as telefonistas e a diretoria estão instaladas no puxadinho de um posto de gasolina desativado, que hoje serve de estacionamento c (...)

Vagas Salgadas (08/08/2011)