A cidade de São Paulo registra, em média, quatro acidentes com ônibus por dia. Para tentar reduzir esse número, desde junho estão sendo instalados indicadores de velocidade voltados para os passageiros. Assim, os próprios usuários podem "controlar" a quantos quilômetros por hora está o veículo, denunciando excessos dos motoristas. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), no ano passado, 20,5% dos veículos que causaram a morte de pedestres na capital eram ônibus. Para Rogério Belda, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), ônibus devem circular a no máximo 40 km/h. "Essa já é uma velocidade média alta, pois os ônibus têm de parar muito para pegar passageiros." As informações são do Estado.
A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que 150 coletivos já têm o painel digital instalado. Isso representa 1% da frota, mas até o fim do ano que vem todos devem ter o equipamento, segundo portaria publicada em janeiro pela Secretaria Municipal dos Transportes. As viações que desobedecerem a determinação estarão sujeitas a multa de R$ 180 por veículo.
Fiscalização
O aparelho, no alto do painel frontal, em cima do para-brisas, mostra a velocidade do ônibus em tempo real. Quando o veículo passa de 60 km/h, os números piscam.
A SPTrans informou que já recebeu uma reclamação por excesso de velocidade com base no painel e que "a operadora responsável será reorientada quanto aos padrões de qualidade e segurança". As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo site www.sptrans.com.br.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de agosto de 2011

Taxistas trocam o ráo pelo tablet (06/08/2011)

A sede da Coopertax, na zona leste de São Paulo, ainda é improvisada: as telefonistas e a diretoria estão instaladas no puxadinho de um posto de gasolina desativado, que hoje serve de estacionamento c (...)

Vagas Salgadas (08/08/2011)