Parking News

"Eu não estava com celular, usava uma pulseirinha preta na mão esquerda", "pelo meu velocímetro não estava marcado velocidade acima do permitido" ou "talvez me excedido na velocidade, mas tenho pena conssiencia de que não vi a placa que marcava a velocidade determinada nesta avenida, conserteza si tivese visto teria reduzido a velocidade a determinado pela mesma" (sic). Segundo a Folha de S. Paulo, esses são exemplos de recursos aceitos para reverter multas de trânsito em Taboão da Serra (Grande São Paulo), onde até o prefeito, Evilásio Farias, teve uma infração por dirigir sem cinto de segurança anulada.
Enquanto a média de recursos deferidos na cidade de São Paulo é de 35%, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, em Taboão esse índice é de 56%.
Uma investigação da Delegacia Seccional de Taboão da Serra, da Polícia Civil, aponta que entre janeiro de 2006 e abril deste ano, dos 12.651 recursos para reverter multas de trânsito na cidade, 7.080 foram aceitos, muitos a partir de pedido de políticos locais.
Entre os beneficiados com os recursos deferidos sob suspeita, além do prefeito Farias, estão guardas municipais, vereadores, um delegado e policiais militares.
A investigação contra a Secretaria de Transportes de Taboão é a terceira parte da chamada Operação Cleptomania, que visa combater um esquema de corrupção na arrecadação de tributos.
Para os investigadores, assim como no caso do IPTU, os recursos de multas de trânsito eram aceitos como forma de barganha política e de pagamento de propina. O cancelamento das multas também impede o acúmulo de pontos na carteira de habilitação do motorista autuado.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de agosto de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Taxistas trocam o ráo pelo tablet (06/08/2011)

A sede da Coopertax, na zona leste de São Paulo, ainda é improvisada: as telefonistas e a diretoria estão instaladas no puxadinho de um posto de gasolina desativado, que hoje serve de estacionamento c (...)

Vagas Salgadas (08/08/2011)

A cidade do Rio de Janeiro tem a diária de estacionamento mais cara da América Latina, apurou levantamento anual da Colliers International realizado nas principais metrópoles de 160 países. Uma vaga p (...)


Seja um associado Sindepark