O etanol voltou a ser competitivo no Estado de Tocantins na semana terminada em 5 de agosto de 2011. Agora, os preços de etanol estão competitivos em relação à gasolina nos postos de combustíveis dos estados do São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas. Em 22 estados e no Distrito Federal, a gasolina está competitiva no bolso no consumidor.
O preço médio da gasolina no Estado de São Paulo está em R$ 2,663 por litro, o que torna o etanol hidratado competitivo na região até R$ 1,8641. Na média da ANP, o preço do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,809 por litro, 2,95% abaixo do ponto de equilíbrio entre gasolina e etanol, o que confere maior competitividade ao etanol. Na semana, os preços do etanol caíram 0,11% nos postos no Estado de São Paulo, ficando estável no período de um mês.
A vantagem do etanol é calculada considerando que o poder calorífico do motor a álcool é de 70% do poder nos motores a gasolina. No cálculo, são utilizados valores médios coletados em postos em todos os estados e no Distrito Federal. Quando a relação aponta um valor entre 70,00% e 70,50%, é considerada indiferente a utilização de etanol ou de gasolina no tanque de combustível.
Segundo o levantamento, em São Paulo, o preço do etanol está em 67,93% do preço da gasolina (até 70% o etanol é competitivo). Em Goiás, a relação é de 64,94% e em Mato Grosso de 61,62%. A gasolina está mais vantajosa principalmente em
Roraima (preço do etanol é 90,06% do valor da gasolina) e no Piauí (+87,03%).
Na semana passada, os preços do etanol hidratado praticados nos postos recuaram em 14 Estados e no Distrito Federal, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Os preços subiram em 11 Estados e no Amapá permaneceram estáveis. No período de um mês, os preços do etanol recuaram em apenas 6 Estados e registram alta em 20 Estados e no Distrito Federal.
Em São Paulo, o maior Estado consumidor, os preços caíram 0,11% nesta semana. No período de um mês, o etanol vendido nos postos paulistas ficou estável. Na semana, a maior alta foi verificada em Sergipe, de 1,58%. A maior queda foi verificada no Maranhão, de 1,87%, seguido de Santa Catarina, com 1%.
O preço médio em São Paulo ficou em R$ 1,809 por litro. No Paraná, o preço médio ficou em R$ 1,844. Na média de preços nacional, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,752 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,9264 por litro. Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 1,996, os preços da gasolina estão 3,61% abaixo do ponto de equilíbrio.
Fonte: Agência Estado, 5 de agosto de 2011

Taxistas trocam o ráo pelo tablet (06/08/2011)

A sede da Coopertax, na zona leste de São Paulo, ainda é improvisada: as telefonistas e a diretoria estão instaladas no puxadinho de um posto de gasolina desativado, que hoje serve de estacionamento c (...)

Vagas Salgadas (08/08/2011)