Você que mora numa grande cidade certamente já enfrentou o problema que nós vamos mostrar agora nesta reportagem. Para o carro em um estacionamento e ter de pagar uma fortuna por isso. A publicitária Larissa Yoshiura dirige, mas todo dia sai de casa assim: "É uma vaga só por andar, por apartamento, então eu tenho de parar fora, num estacionamento." Até o estacionamento são dois quarteirões e meio e um valor que não está na plaquinha (do estacionamento). A repórter pergunta quanto a ela quanto ela paga por mês: "Duzentos reais. Isso aqui, no trabalho tenho de pagar mais R$ 342,00".
A reportagem acompanhou Larissa até o Centro de São Paulo. O destino, a rua de comércio mais movimentada do Brasil, a 25 de Março. A repórter pegou carona para saber o custo de um passeio no fim de semana. Ao parar o carro, Larissa pergunta quanto é o estacionamento. "Uma hora é R$ 12,00 e demais horas R$ 10,00 cada hora que você ficar", responde o operador de caixa. "Cada hora?" A repórter diz que o susto não foi só dela. Outra motorista afirma: "Você deixa mais no estacionamento do que nas compras que você vai fazer na 25".
Muita gente acha, mas no fim o motorista paga o conforto.
Em outro estacionamento, ainda mais caro, estava cheio. "Nem eu tinha visto, mas está na placa: demais horas: R$ 10,00".
Não à toa, Rio de Janeiro (R$ 30,00/dia) e São Paulo (R$ 27,00/dia) lideram o ranking do maior valor pago por uma vaguinha em toda a América Latina.
O consultor de logística e transportes Vernon Krohl justifica que nos grandes centros há muitos carros para poucas vagas. E sem uma lei que regulamente os preços, cada um cobra o que quer. "Se o estacionamento dele fica muito cheio, ele sobe. Se o estacionamento começa a ficar mais vazio, talvez ele desça um pouquinho para ver se consegue algo mais."
Quanto estacionar pesa no bolso do paulistano? Está aí a prova: o mesmo valor pago por uma bolsinha de maquiagem mais um kit de prendedores de cabelo.
Compras feitas, mais uma volta e uma pausa para o lanche. Larissa pagou pelo sanduíche e pelo refrigerante quase R$ 16,00, a mesma quantia desembolsada no segundo estacionamento. Ou seja, se ela tivesse usado o metrô, iria sobrar mais dinheiro. "Provavelmente." Mas valeria a pena? Você trocaria o carro pelo metrô? "Infelizmente, pela segurança e pelo conforto, não." Então, Larissa, até a próxima parada.
Nas alturas!
Um estudo analisou o preço dos estacionamentos em todo o mundo. Uma diária em Londres pode custar R$ 104,00, valor superado apenas pelos R$ 116,00 de Copenhague, na Dinamarca. E pela campeã Oslo, na Noruega, onde parar o carro custa R$ 141,00 por dia.
Fonte: jornal SBT, 6 de agosto de 2011

Categoria: Mercado

Taxistas trocam o ráo pelo tablet (06/08/2011)

A sede da Coopertax, na zona leste de São Paulo, ainda é improvisada: as telefonistas e a diretoria estão instaladas no puxadinho de um posto de gasolina desativado, que hoje serve de estacionamento c (...)