A BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, anunciou dia 11 de maio que vai reduzir o preço dos combustíveis. O álcool deve cair 13 %, e a gasolina, 6 % na distribuidora. A redução já seria consequência da nova safra de cana de açúcar. Para o consumidor, a queda do preço na bomba vai depender do repasse que cada posto de combustível fará. A redução é uma forma de segurar a alta nos preços dos combustíveis, que foram os principais vilões da inflação do mês passado. Conforme reportagem do Jornal da Globo, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, já havia antecipado que "a BR Distribuidora iria reduzir o preço da gasolina, em meio ao esforço do governo para combater a inflação".
Segundo o ministro, a mesma coisa acontecerá com o etanol comercializado pela BR Distribuidora. Lobão avalia que uma vez que a BR, líder de mercado, faça isso, as outras distribuidoras seguirão o mesmo caminho.
A redução do preço da gasolina está sendo beneficiada pela queda do preço do álcool anidro, que é misturado ao combustível vendido nos postos atualmente na proporção de 25%. A diminuição nos preços da gasolina também acontece em meio aos esforços do governo para conter a inflação.
Dia 11, por exemplo, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) subiu 0,70% na primeira prévia de maio, ante alta de 0,55% em igual período de abril.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,87% na primeira prévia de maio, ante variação positiva de 0,46% na primeira leitura de abril. A gasolina apresentou a principal alta na leitura inicial de maio, de 6,25%, contra avanço de 2,20% em igual leitura de abril.
No início da semana iniciada em 9 de maio, o mercado reduziu sua previsão de inflação neste ano após oito semanas, estimando que o IPCA em 2011 feche o ano em 6,33%, abaixo do teto de 6,50% da meta do governo, segundo relatório Focus divulgado pelo BC.
Fonte: Jornal da Globo (TV Globo), 12 de maio de 2011

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)