O presidente da Abeiva (associação importadoras de veículos), José Luiz Gandini, prevê que a partir das próximas semanas alguns modelos trazidos da Argentina e de outras localidades já comecem a faltar em concessionárias do país. Desde o dia 10 de maio, os importadores devem pedir licenças de importação não automáticas, após o governo impor barreiras para dificultar a vinda de carros fabricados no país vizinho. As licenças somente serão expedidas após técnicos do governo analisarem as solicitações e, com isso, podem demorar por até 60 dias, segundo a Folha Online.
"O governo decidiu impor barreiras às importações sem nos avisar, sem discutir. Ao impedir a emissão de licenças automáticas, todas as importações, e não só as da Argentina, são prejudicadas", diz o executivo.
"É correta a decisão do governo de reagir a medidas protecionistas que contrariam acordos bilaterais. Mas não se pode afetar empresas, que, em seu conjunto, recolherão mais de R$ 5 bilhões em impostos. São 27 mil trabalhadores brasileiros empregados em 771 concessionárias associadas à Abeiva."
Gandini diz que as importadoras asiáticas podem começar a ter problemas de abastecimento em um prazo de 30 dias.
Incertezas
Para associação, que representa 30 marcas internacionais estabelecidas no país, o mais importante agora é saber se o governo vai começar a autorizar já a liberação das guias de importação.
Para Gandini, houve uma falha grosseira de informação. "Não podíamos ter sido pegos de surpresa. Se as guias que temos não valem mais desde terça-feira, como ficam as empresas?"
Contraponto
Para o diretor-superintendente da Jato Dynamics do Brasil, Luiz Carlos Augusto, as medidas adotadas não vão prejudicar o consumidor nem afetar o mercado interno. "Se considerarmos por marca, por modelo e por versões existem hoje no país, há 900 diferentes veículos, à disposição do consumidor. São muitas alternativas, se ele não encontra um modelo parte para outro", diz o consultor.
"A atitude do governo foi focada na Argentina, não há um bloqueio generalizado que trará impactos ao mercado interno", opina.
Anfavea
A Anfavea, que reúne as montadoras que têm fábrica no país, não sabia informar dia 13 de maio a quantidade de embarques parados da Argentina para o Brasil e que montadoras estavam com modelos parados na fronteira.
O jornal argentino "Clarín", porém, informou que 2.000 automóveis aguardavam liberação na fronteira para entrar no Brasil desde o dia 10.
A associação prefere aguardar os próximos dias para se pronunciar sobre a questão e informa que é esperado que, em função da mudança no sistema de liberação de licenças de importação, exista algum reflexo na quantidade de veículos trazidos principalmente da Argentina.
Parceiro comercial
A Argentina é o principal parceiro comercial do Brasil no setor automobilístico. Do total de 193.024 veículos importados pelo Brasil no primeiro trimestre deste ano, 42,2% vieram da Argentina, ou 83.791.
Fonte: Folha Online, 14 de maio de 2011

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)