Parking News

A fumaça que sai dos escapamentos dos caminhões polui muito o ar de São Paulo. A cidade tem 190 mil veículos do tipo circulando por suas ruas por dia. Em 2010, para desafogar o trânsito, a Prefeitura restringiu a circulação dos veículos de carga grandes. Com isso, os pequenos Veículos Urbanos de Carga (VUCs) tomaram conta das ruas, mas eles também poluem, alerta reportagem do G1.
Uma carreta que transporta dez toneladas tem um motor potente para carregar tudo isso. No caso dos caminhões menores, para transportar a mesma quantidade de carga são necessários dez veículos - e dez motores despejando mais poluição no ar.
"A relação da potência pelo peso dele é muito maior que do caminhão. Não atrapalha o trânsito, mas em compensação, como ele tem um motor muito mais potente para o peso que tem, vai poluir mais", afirma o professor de engenharia mecânica da Universidade de São Paulo (USP) Francisco Nigro.
A Prefeitura diz que só irá avaliar se houve impacto na poluição nas vias onde os caminhões foram restritos em setembro quando a medida completar um ano.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a cidade de São Paulo tem em torno de 20 mil caminhões circulando a menos, o que fez a lentidão diminuir em alguns corredores. Na Avenida dos Bandeirantes, de acordo com o órgão, houve redução de 44%. Na Marginal Pinheiros foi de 27%, e na Marginal Tietê, de 9%.
Fonte: portal G1, 12 de maio de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)

A Avenida Brigadeiro Faria Lima está salpicada de faixas azuis como por exemplo as próximas da esquina com a Rua Adolfo Tabacow. Mas para que servem? Elas indicam a localização de sensores que contam (...)


Seja um associado Sindepark