Parking News

Até os motoristas mais experientes têm dificuldade de dirigir no fim da tarde, na passagem do dia para a noite. Demora um pouquinho até que os olhos se acostumem com a mudança na luminosidade. É o chamado lusco-fusco, aquela hora perigosa de transição para os motoristas que acontece no fim do dia. É uma imagem de cinema no fim da tarde: o sol corta a linha do horizonte e desaparece lentamente. Quando a cena acaba, vem a confusão: nem claro, nem escuro. É o lusco-fusco, o momento de transição do dia para a noite. Nessa hora há uma difusão dos raios de sol que funcionam como "flash", destaca reportagem do Bom Dia Brasil.
Complicado mesmo é pegar a estrada entre 17h e 18h. Se for contra o sol, a visão fica meio confusa. Os especialistas dizem que nesse horário, dependendo das condições climáticas, a visibilidade pode ficar até 90% comprometida.
"Fica com a imagem do sol e do claro estampados no pontinho de melhor visão. Quando você tem essa persistência, a pupila meio fechada, você se confunde um pouco", explica a oftalmologista Ana Cristina Lucchezi.
O professor José Félex, da escola de engenharia da USP em São Carlos, é especialista em trânsito. Um dos problemas que ele percebe é a dificuldade que o motorista enfrenta nessa hora para identificar placas e as muretas de proteção. "Um veículo a 60 km por hora, no instante em que ele enxergar a mureta, andando a 60 km por hora, não vai mais enxergar de frente para o crepúsculo", alerta o professor.
Na hora de viajar, o motorista faz o que pode para vencer as dificuldades. A motorista Matilde Campos não sabe como melhorar a visão: com ou sem óculos? "Guardei agora os óculos escuros. Diminui um pouco, mas resolver o problema não resolve. Tem de ter cautela", sugere.
"Quaisquer óculos escuros são muito bem aceitos. Todos evidenciam a tonalidade das cores. Protegem dos raios ultravioletas, que é o principal. Nesse horário, a lente de luz amarelada é o ideal", completa a oftalmologista Ana Cristina.
No lusco-fusco, o farol do carro quase não faz diferença. Outra dica da médica para se livrar dessa imagem forte da claridade que persiste na visão é olhar para um canto escuro. Mas esse movimento tem de ser rápido, principalmente se você estiver dirigindo.
Fonte: programa Bom Dia Brasil, 11 de maio de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)

A Avenida Brigadeiro Faria Lima está salpicada de faixas azuis como por exemplo as próximas da esquina com a Rua Adolfo Tabacow. Mas para que servem? Elas indicam a localização de sensores que contam (...)


Seja um associado Sindepark