O custo de vida da classe média na cidade de São Paulo aumentou 0,74% em abril na comparação com o mês de março. No acumulado de janeiro a abril, viver na capital paulista ficou 2,79% mais caro. E no acumulado de 12 meses, o custo de vida subiu 6,19%, de acordo com o Índice do Custo de Vida da Classe Média (ICVM), divulgado dia 13 de maio pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), em parceria com a Ordem dos Economistas do Brasil (OEB). O ICVM mede os gastos das famílias que ganham entre cinco e 15 salários mínimos paulistas por mês, explica a Agência Estado.
O aumento em abril foi puxado pelos preços dos combustíveis. Em nota, a Fecomercio-SP informa que, em relação a março, o preço da gasolina subiu 6,62%, enquanto o do etanol, 10,36%. Os gastos com o grupo Transporte ficaram 1,51% mais caros para a classe média em abril na comparação com março, segundo a entidade.
Os gastos no grupo Saúde aumentaram 1,31% entre março e abril, o que foi motivado pelo reajuste dos preços dos medicamentos. Em Despesas Pessoais, houve alta de 0,85% do custo, na mesma base de comparação, puxada pelo reajuste dos preços de refrigerantes (1,71%), cigarros (1,19%), teatro e shows (5,73%) e passagens rodoviária e aérea (1,53%).
No grupo Educação, o custo teve leve alta de 0,05%, devido principalmente ao aumento de preços de cursos pré-vestibular (0,35%), de idiomas (0,3%) e de informática (0,22%).
Fonte: Agência Estado, 13 de maio de 2011

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)