Mais pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais de Mato Grosso este ano do que nos primeiros cinco meses de 2010. De janeiro a 10 de maio deste ano, morreram 98 pessoas nas cinco estradas federais que cortam o estado, enquanto no ano passado foram 92 mortes, conforme um levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), feito a pedido do G1. O chefe substituto do Núcleo de Registro de Acidente e Medicina Rodoviária, João Ribeiro de Miranda, disse que ainda não foi identificada a causa do aumento no número de mortos. Os dados também mostram que neste ano 87% das vítimas fatais são homens. A maioria deles tinha entre 25 e 30 anos.
O inspetor Miranda explica que as mortes têm relação com o perfil dos motoristas que trafegam pelas rodovias do estado. "Em Mato Grosso, temos um volume muito grande de transporte de carga, geralmente envolvendo motoristas homens. E temos ainda outro fator: de cada 10 motoristas de carros de passeio, apenas quatro são mulheres", comentou.
Ainda conforme a estatística, a falta de atenção do motorista é a principal causa de acidente, seguido por defeito mecânico e imprudência quanto à distância do veículo que segue à frente. Entretanto, o inspetor da PRF alega que nem sempre o quesito "falta de atenção" revela um dado real. Isso porque, às vezes, diante da imprecisão da causa do acidente, a ocorrência é registrada como tal.
O levantamento aponta também que a maioria dos acidentes aconteceu das 15h às 16h, após o descanso do almoço. Neste ano, foram 1.412 acidentes, sendo que ao menos 105 ocorreram nesta hora. No total, foram registrados 865 acidentes em plena luz do dia.
No estado, a rodovia BR-364 é a que mais registra acidentes.
Fonte: portal G1, 11 de maio de 2011

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)