Mais uma vez, o preço do litro do etanol caiu na última semana. A queda foi registrada em 13 Estados do país e no Distrito Federal na semana encerrada no dia 14 de maio, na comparação com a semana anterior. Os dados da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Bicombustíveis) mostram que o valor praticado pelo combustível se manteve estável em três Estados e subiu nos outros 10, destaca o InfoMoney.
Considerando o valor médio do país, o preço do etanol recuou 3,47% na última semana, frente à semana anterior, passando para R$ 2,224. Na comparação com o valor praticado há quatro semanas, de R$ 2,338, a queda foi de 4,88%. Para compilar as informações, a ANP realizou o levantamento com 8.000 postos revendedores.
Os dados da agência corroboram com a expectativa de queda do mercado e são reflexos dos recuos registrados nas usinas. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da USP, mostram que em uma semana o preço ao produtor do etanol anidro, aquele misturado à gasolina, recuou quase 24,74%, ao sair de R$ 1,8817, na semana do dia 6 de maio, para R$ 1,4162 na semana seguinte.
Já o etanol hidratado, vendido nos postos, recuou um pouco menos (-9,12%), no período, ao passar de R$ 1,0651 para R$ 0,9680 o litro.
Por meio de nota, a agência afirmou que a tendência para as próximas semanas é de mais quedas nos preços dos combustíveis, devido ao início da safra de cana-de-açúcar e por conta da diminuição de estoque antigo adquirido por preços mais elevados.
Gasolina
O preço da gasolina, que vinha acompanhando os aumentos do etanol, não caiu na mesma proporção que o do derivado de cana-de-açúcar. Na última semana, a queda foi de 0,55% na comparação com a semana anterior. Frente ao preço praticado há quatro semanas, contudo, houve alta de 2,33%. O valor do litro do derivado de petróleo é de R$ 2,898.
Entre os Estados, foi possível perceber alta em dez deles, queda em 15 e no Distrito Federal e estabilidade apenas em Minas Gerais.
Altas e baixas
Pelos dados da agência, o maior preço do etanol dentre as localidades pesquisadas continua no Rio Grande do Sul (R$ 2,809). No Estado, o valor do litro aumentou 0,65% entre a semana terminada no dia 14 de maio e a encerrada no dia 7. Já o menor valor foi verificado em São Paulo, onde o preço do combustível caiu 5,63% no período.
Com relação à gasolina, o maior preço foi encontrado no Acre: R$ 3,230. No estado, o aumento entre uma semana e outra foi de 2,18%. O menor valor do combustível foi verificado na Paraíba, onde abastecer com o derivado de petróleo saiu por R$ 2,631.
Fonte: site InfoMoney, 16 de maio de 2011

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)