Um problema atormenta as cidades: vaga para estacionar. Muita gente recorre ao serviço de manobristas sem saber das implicações. Uma decisão da Justiça deixou clara a responsabilidade do proprietário. A Justiça confirmou a condenação de um motorista que entregou o carro a um guardador que se atrapalhou ao volante, atropelou e matou uma pessoa, relata reportagem do G1.
Os flanelinhas manobram e estacionam. Será que eles sabem o que estão fazendo? Um flanelinha confessa que não tem carteira de motorista. Em caso de acidente, quem é o culpado?
Um empresário foi condenado por ter entregue a chave do próprio carro nas mãos de um empregado que não tinha habilitação. O motorista fez uma manobra e provocou uma tragédia, em 2007.
Ele confessou que se atrapalhou na hora de estacionar. Ao invés de pisar no freio, acelerou. Perdeu o controle do carro, subiu na calçada e atropelou três pessoas. Uma delas morreu. Para a Justiça, a responsabilidade não é só de quem está atrás do volante.
"Se você emprestou, permitiu, empregou, autorizou alguém a dirigir o seu veículo e ocorreu um dano, você é responsável", conta o juiz titular da Vara de Delitos de Trânsito de Brasília, Gilberto Pereira de Oliveira.
Mas, na pressa... "Tem que deixar o carro com o flanelinha, senão você não estaciona, não faz nada", justifica o estudante Vinícius Braga.
"Eu sei que a responsabilidade é minha de deixar a chave com eles, mas eu não vejo problema nenhum não", diz o bancário Jeferson Alan.
A Polícia Civil do Distrito Federal tem uma cartilha com dicas para os motoristas que deixam a chave com guardadores. É um alerta: se acontecer alguma coisa, o dono do carro pode ter que responder a processos administrativo, criminal e civil.
"Nós tivemos situações em que pessoas entregaram a chave, aquele guardador ingere bebida alcoólica, sai, bate, atropela e aí gera consequências para o proprietário do veículo", conta o delegado Laércio Rossetto.
O empresário condenado ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e até ao Supremo Tribunal Federal. O juiz que deu a sentença fez um alerta também para os pais: as chaves do carro devem ser muito bem guardadas.
Fonte: portal G1, 12 de maio de 2011

Estacionamentos sofrem onda de roubos (14/05/2011)

O maior susto que o manobrista André levou em seus 30 anos de vida foi há dez dias, quando se deparou com seis homens usando máscaras cirúrgicas no estacionamento em que trabalha, em Santa Cecília (ce (...)

O segredo da faixa azul (18/05/2011)