A prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, vai transferir para a iniciativa privada o estacionamento regulamentado na região central da cidade. O projeto, que será votado pela Câmara Municipal hoje, dia 28 de junho, prevê a instalação de parquímetros para regular a ocupação das vagas e evitar a ação de guardadores que vendem cartões de estacionamento na Zona Azul, o sistema atual. Mais de 200 guardadores atuam no centro. Eles superfaturam em mais de 100% o valor do cartão, com o pretexto de também "olhar" o carro. São recorrentes os casos de ameaça a motoristas que se negam a comprar o cartão, aponta a Agência Estado.
De acordo com o projeto, a empresa vai explorar o serviço de estacionamento rotativo pelo período de dez anos. Com a adoção de parquímetros, a expectativa da prefeitura é aumentar a rotatividade no uso do estacionamento. De acordo com a Urbes, órgão municipal de trânsito e transporte, a cidade tem 1,8 mil vagas para estacionamento nas ruas centrais. O sistema de Zona Azul foi criado em 1984 e praticamente não sofreu mudanças.
O prefeito Vitor Lippi esteve em São José dos Campos e Jundiaí para conhecer o sistema de parquímetros dessas cidades. Ele vai optar pelo modelo que prevê um equipamento para cada 50 vagas.
Fonte: Agência Estado, 23 de junho de 2011

Categoria: Mercado

Motos devem permanecer na 23 de Maio (23/06/2011)

O projeto da Prefeitura de São Paulo de proibir a circulação de motos na Avenida 23 de Maio - anunciado em diferentes oportunidades - parece cada vez mais longe de se tornar realidade. A iniciativa, q (...)