Pela segunda vez, a Riotur lança o edital de licitação para a concessão de uma linha de ônibus turísticos nos moldes dos que circulam pelas grandes cidades do mundo, no estilo "double deck", ou seja, com dois andares panorâmicos. Publicado dia 22 de junho, o texto prevê que os veículos circulem inicialmente em duas áreas do Rio. Em julho do ano passado, a Riotur chegou a publicar um edital para a licitação desses mesmos ônibus. No entanto, segundo a empresa, o texto teve que ser suspenso para que sofresse algumas alterações. As informações são do G1.
O bilhete, de acordo com determinação inserida no documento, deverá custar no máximo R$ 60. O passageiro irá adquirir um ticket que valerá por período, e não por trecho.
O bilhete cobrado do usuário terá validade de um ou mais dias. Ele permitirá que, em um período determinado de tempo, o turista possa entrar em qualquer um dos ônibus, permitindo, assim, a visitação a diversos pontos turísticos, pagando uma única tarifa.
Ônibus vão circular em intervalos de 30 minutos
Segundo a Riotur, o serviço deverá ser operado necessariamente com a presença constante de guia habilitado, falando no mínimo três idiomas (português, inglês e espanhol), além da obrigatoriedade de equipamento de tradução simultânea eletrônica nos ônibus. A circulação deverá ocorrer das 8h às 18h, com intervalo máximo de 30 minutos em cada ponto.
A licitação contempla duas áreas onde existem vários pontos turísticos e culturais da cidade. A empresa vencedora da licitação deverá sinalizar os pontos de embarque e desembarque dos passageiros. A vencedora terá ainda que oferecer, no mínimo, cinco veículos para atender a Área 1 e três para a Área 2. Todos os ônibus deverão ser, necessariamente, 0 km.
Saiba por onde ônibus de turismo vão passar:
- Área 1

Av. das Américas
Cidade da Música
Av. Sernambetiba
Está prevista a expansão do serviço para áreas da Zona Oeste como o Autódromo, Rio Centro, Parque Aquático Maria Lenk, e Arena Multiuso.
Fonte: portal G1, 22 de junho de 2011

Motos devem permanecer na 23 de Maio (23/06/2011)

O projeto da Prefeitura de São Paulo de proibir a circulação de motos na Avenida 23 de Maio - anunciado em diferentes oportunidades - parece cada vez mais longe de se tornar realidade. A iniciativa, q (...)

Os marginais das marginais (29/06/2011)