O governo vai exigir que as montadoras coloquem selos nos carros informando qual o consumo de combustível na cidade e na estrada. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, a etiquetagem será obrigatória dentro de um ano. "Esse é um prazo razoável para a indústria se adaptar à exigência", afirmou. Segundo Barbosa, o selo não deve ser utilizado para criar uma tributação diferenciada para carros que consomem menos, já que isso privilegiaria carros elétricos importados.
A intenção é informar as pessoas sobre a eficiência energética dos veículos, como acontece com os produtos da linha branca (que apresentam a etiqueta com o consumo de energia). "Trata-se de uma medida voltada para o consumidor", disse ao InfoMoney.
Benefício fiscal para indústria automotiva
Entretanto, o secretário ressaltou que o governo poderá conceder benefício fiscal para a indústria automotiva como forma de estimular o setor a investir em pesquisa para desenvolvimento e inovação tecnológica voltada para a fabricação de veículos.
"O foco é trazer mais produção, mais pesquisa em desenvolvimento e inovação tecnológica e mais emprego para o Brasil".
Segundo ele, devido à complexidade da cadeia produtiva, ainda não foram definidos quais benefícios fiscais poderão ser dados ao setor.
Fonte: site InfoMoney, 24 de junho de 2011

Motos devem permanecer na 23 de Maio (23/06/2011)

O projeto da Prefeitura de São Paulo de proibir a circulação de motos na Avenida 23 de Maio - anunciado em diferentes oportunidades - parece cada vez mais longe de se tornar realidade. A iniciativa, q (...)

Os marginais das marginais (29/06/2011)