Parking News

Passageiros são obrigados a aguardar ônibus fretados em pé, amontoados na rua Oscar Freire, sobre o viaduto Dr. João Tranchesi, em Pinheiros (zona oeste de SP). Enquanto isso, moradores da região convivem com o fluxo intenso dos veículos, que fazem curvas perigosas ali perto, na r. Galeno de Almeida, acesso à av. Paulo 6º. Em média, um ônibus do tipo circula no trecho a cada minuto em horário de pico, segundo contagem da Folha, entre 17h e 19h em dois dias diferentes na semana. Foi no acesso à avenida Paulo 6º que o ciclista Antonio Bertolucci foi atropelado e morto por um fretado (no dia 13 de junho).
O acidente não só reabriu o debate em torno da falta de espaço para ciclistas nas ruas, mas também deu margem às críticas de moradores à decisão da prefeitura de colocar o ponto de fretados ali.
Desde julho de 2009, quando o prefeito Gilberto Kassab restringiu o tráfego de fretados no centro expandido, o viaduto, onde fica a estação Sumaré do metrô, virou ponto de embarque e desembarque dos coletivos que levam e buscam funcionários de empresas da capital para o Interior. A rota era antes pela av. Paulista.
Os veículos deixam ou pegam passageiros sobre o viaduto e entram na rua Galeno de Almeida para acessar a avenida Paulo 6º. Foi esse o trajeto feito pelo fretado que atingiu o ciclista.
Circulam na capital cerca de 4 mil fretados por dia.
O diretor executivo do sindicato das empresas de fretados (Transfretur), Jorge dos Santos, disse que foram pedidas mudanças nos pontos de parada de coletivos, em comissão formada por passageiros, sindicato e prefeitura. Os pedidos estão sendo analisados pela prefeitura.
"Aquele ponto (no viaduto Dr. João Tranchesi) é ruim mesmo", disse. Segundo ele, a definição dos pontos de parada dos fretados foi feita no "atropelo". "Naquela ocasião (2009), vários pontos de embarque e desembarque foram definidos sem nenhuma condição", afirmou o diretor.
Fonte: Folha de S. Paulo, 27 de junho de 2011

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Motos devem permanecer na 23 de Maio (23/06/2011)

O projeto da Prefeitura de São Paulo de proibir a circulação de motos na Avenida 23 de Maio - anunciado em diferentes oportunidades - parece cada vez mais longe de se tornar realidade. A iniciativa, q (...)

Os marginais das marginais (29/06/2011)

Enquanto a polícia ainda luta para debelar na cidade os constantes roubos a caixas eletrônicos praticados com explosivos, outro tipo de crime começa a se alastrar por aqui com uma frequência preocupan (...)

Parar no shopping volta à pauta (23/06/2011)

Consumidores ganharam um novo aliado na luta pela gratuidade nos estacionamentos dos shoppings centers. Está tramitando no Senado um projeto de lei que dará isenção da cobrança aos consumidores que re (...)


Seja um associado Sindepark