Os riscos no trânsito são quase sempre maiores para quem está em uma motocicleta. Na cidade de São Paulo, a frota de motos cresceu 6,5% em um ano e o número de acidentes quase dobrou. Os médicos conhecem a rotina dolorosa dos acidentados: recuperação lenta, muitas cirurgias e sequelas. "Quem dirige moto tem que saber que está usando meio de condução fragilizado. Que o corpo humano é que vai de encontro, seja no carro, seja em um ônibus", lembrou Marcelo Rosa, cirurgião do Instituto de Ortopedia do HC.
O Hospital das Clínicas traduziu a gravidade dos acidentes em números. Durante seis meses, acompanhou 84 motociclistas internados. Mais da metade chegou ao hospital com fraturas expostas; 82% ficaram mais de seis meses afastados do trabalho; 35% tiveram sequelas temporárias; 32%, sequelas permanentes; e quase 15% ficaram paraplégicos ou sofreram amputação.
Risco de acidente não é sinônimo de acidente. Eles não têm que acontecer. A equipe do Jornal Nacional foi ao Autódromo de Interlagos em São Paulo, em um dia de muita chuva, para acompanhar uma demonstração que deixa claro que, mesmo nas situações mais difíceis para o motociclista, é possível pilotar com segurança.
O primeiro teste mediu a distância necessária para parar uma moto a 50 km/h, em uma pista molhada: 13,5 metros. Em outra moto, com freios e amortecedores gastos, foram 20,5 metros, 7 metros a mais. Para mostrar o que essa diferença significa, uma folha de isopor foi colocada a 15 do ponto de frenagem.
Com a moto boa, o piloto evitou a colisão com a folha. Mas, quando ele aumenta a velocidade de 50 km/h para 60 km/h, acerta o obstáculo.
Nas ruas, os obstáculos não são de isopor. Morreram 478 motociclistas na cidade de São Paulo no ano passado, 12% mais que em 2009.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 23 de junho de 2011

Motos devem permanecer na 23 de Maio (23/06/2011)

O projeto da Prefeitura de São Paulo de proibir a circulação de motos na Avenida 23 de Maio - anunciado em diferentes oportunidades - parece cada vez mais longe de se tornar realidade. A iniciativa, q (...)

Os marginais das marginais (29/06/2011)