Parking News

A Radial Leste, principal artéria de ligação da Zona Leste com o Centro da capital paulista, junto com a Marginal Tietê, é a via mais congestionada da capital. Números inéditos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), obtidos com exclusividade pelo Diário, mostram que a via é a mais carregada de São Paulo, tanto no sentido Centro (pela manhã) quanto no sentido bairro (à tarde).
Ao longo do eixo da via, três trechos da Radial aparecem na relação de ruas e avenidas com os maiores volumes de tráfego na cidade. E, nesse cenário de constantes engarrafamentos, só os ônibus conseguem andar. A mesma CET atesta que, depois da implantação da faixa exclusiva para o transporte coletivo na Radial Leste, a velocidade média dos ônibus aumentou 52%.
Enquanto os ônibus deslancham, os carros travam, sobretudo em três trechos da Radial. O primeiro deles, que aparece na contagem da CET tanto de manhã como à tarde, é o que vai do Viaduto Alcântara Machado até a Rua dos Trilhos. O segundo, do Viaduto Carlos Ferraci até a Rua Serra do Japi. E o terceiro, da Rua Doutor Fomm à Rua Siqueira Bueno.
Nesses locais, a companhia registrou o recorde de 26.920 veículos no horário de pico na manhã e 29.629 veículos no horário mais movimentado à tarde. A média de lentidão no pico das manhãs é de 5,5 km de congestionamento; à tarde, de 6 km; e no entrepico, de 1,8 km.
?A verdade é que não tem muito o que fazer com a Radial porque existem só duas ligações da Zona Leste para o Centro: ela e a marginal?, disse uma alta fonte da CET, que pediu para não ter o seu nome divulgado. ?Não tem obra que resolva o problema crônico desta via.?
Motoristas entrevistados pela reportagem ao longo da avenida compartilharam da resignação constatada dentro da CET. Eles foram ouvidos na tarde da última quinta-feira, quando a cidade registrou o maior congestionamento de sua história, com 309 km de vias paralisadas. ?Esse trajeto é o único da cidade que não tem rota de fuga?, reclamou o taxista Caio Faustino. ?Ou é a Radial ou a Marginal Tietê e, no geral, as duas estão travadas.?
Outra motorista, Nanci Figueiredo, disse que, para os carros, a situação piorou depois da implantação das faixas exclusivas. ?Agora os carros não andam mais?, afirmou. O vendedor Vilmar Pavini, que depende do automóvel para fazer negócios, lamenta não poder usar o ônibus. ?No meu caso é inviável, não tem solução.?
Corredor está em fase de licenciamento ambiental
A Prefeitura de São Paulo trabalha no licenciamento ambiental para a implantação do corredor de ônibus da Radial Leste, que será construído na faixa esquerda da avenida, segregado.
O corredor da Radial será dividido em dois blocos: o primeiro, com 12 km de extensão, e o segundo, com cinco. A conclusão está prevista para julho de 2016. O investimento total é de R$ 598 milhões. O primeiro trecho fica entre o Terminal Parque Dom Pedro e a Estação Vila Matilde, do Metrô. O segundo dá continuidade ao primeiro, chegando até a Estação de Metrô Artur Alvim.
Além do corredor de ônibus, o governo municipal informou ter realizado na região obras de reconfiguração geométrica, como alargamento de pista, construção de canteiro central e remanejamento de interferências para melhorar a fluidez.
?Também está prevista a revitalização das sinalizações semafóricas, incluindo a diminuição dos tempos nos faróis, pintura e manutenção de faixas de sinalização de solo e colocação de novas placas?, disse a Prefeitura.
A faixa exclusiva de ônibus da Radial tem um total de 22,7 km nos dois sentidos, que foram entregues entre fevereiro e outubro deste ano.
Um dos consultores mais conceituados quando o assunto é transportes e trânsito, o engenheiro explica que a Radial só tem solução para o transporte público. No caso dos automóveis, diz ele, só o pedágio urbano pode melhorar a fluidez nesta via.
Fonte: Diário de S. Paulo, 18 de novembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mais vagas para carros e motos (06/11/2013)

O centro de Colatina ganhou mais vagas para motoristas e motociclistas. São 39, desde o dia 7, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta. Essas são as primeiras mudanças no sistema rotativo local, que até jan (...)

Populares também serão mais seguros (17/11/2013)

A obrigatoriedade de airbags dianteiros e freios ABS em todos os carros novos a partir de 1º de janeiro vai expulsar do mercado os modelos Kombi, Gol G4, Ka, Fiesta Rocam e Mille, mas introduzirá no P (...)

Sem high line (15/11/2013)

O futuro do Minhocão continua na pauta do paulistano. No site colaborativo Sampa Criativa, por exemplo, existem pelo menos 5 propostas de revitalização do Elevado Costa e Silva. Além das já conhecidas (...)


Seja um associado Sindepark