Parking News

Pela segunda vez em menos de quatro meses, a cidade bateu seu recorde histórico de congestionamento. Dia 14, na véspera do feriado da Proclamação da República, a CET registrou 309 km de filas na capital às 18h - quase a mesma distância entre São Paulo e Volta Redonda, no Rio de Janeiro, compara a Folha.
O recorde anterior havia sido em 26 de julho, com 300 km de filas às 19h30.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que faz a medição desde a década de 1980, às 18h do dia 14 35,6% dos 868 km de vias monitoradas estavam travadas. Trata-se do dobro da média desse horário.
A lentidão se repetiu nas rodovias. Um trecho de 90 km da capital à Baixada Santista, feito em uma hora e 15 minutos em dias normais, demorava cinco horas e meia pela Imigrantes - que, às 23h, tinha 49 km de filas.
O designer Vinicius Grego, que viajava ao litoral norte, ficou mais de quatro horas parado somente na Tamoios - onde, em condições normais, levaria uma hora.
Em obras, a Tamoios tem 12 pontos com sistema "pare e siga", do km 11 ao km 60.
A previsão da CET era que 1,3 milhão de veículos deixassem a cidade no feriado, de uma frota de 7,5 milhões.
Além de ter sido véspera de feriado, com previsão de tempo bom tanto no litoral como no interior (até 31º C hoje em Ubatuba e Piracicaba), alguns paulistanos também devem emendar a folga até amanhã, na comemoração do Dia da Consciência Negra.
O recorde de trânsito também ocorre num contexto de alta da frota e prioridade ao transporte público pela gestão Fernando Haddad.
Em um ano, a frota paulistana ganhou 174 mil veículos.
Diante da piora do trânsito, Haddad estuda a ampliação do rodízio de veículos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 15 de novembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mais vagas para carros e motos (06/11/2013)

O centro de Colatina ganhou mais vagas para motoristas e motociclistas. São 39, desde o dia 7, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta. Essas são as primeiras mudanças no sistema rotativo local, que até jan (...)

Populares também serão mais seguros (17/11/2013)

A obrigatoriedade de airbags dianteiros e freios ABS em todos os carros novos a partir de 1º de janeiro vai expulsar do mercado os modelos Kombi, Gol G4, Ka, Fiesta Rocam e Mille, mas introduzirá no P (...)

Só ônibus anda na Raal Leste (18/11/2013)

A Radial Leste, principal artéria de ligação da Zona Leste com o Centro da capital paulista, junto com a Marginal Tietê, é a via mais congestionada da capital. Números inéditos da CET (Companhia de En (...)

Sem high line (15/11/2013)

O futuro do Minhocão continua na pauta do paulistano. No site colaborativo Sampa Criativa, por exemplo, existem pelo menos 5 propostas de revitalização do Elevado Costa e Silva. Além das já conhecidas (...)


Seja um associado Sindepark