O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) colocou em operação um sistema que deve ajudar o motorista a reduzir o tempo gasto em viagens pelas rodovias paulistas administradas pelo órgão estadual. Os novos equipamentos, que passaram a operar quinta-feira, 14, calculam o tempo gasto para percorrer determinados trechos e passam as informações aos motoristas. Atualmente, o serviço de monitoramento informa os pontos de congestionamento nas rodovias, mas não calcula quanto tempo o motorista vai gastar no percurso. A novidade possibilitará que o usuário programe a viagem para os horários de trânsito mais livre, ressalta o UOL.
Os equipamentos leem a placa do veículo no primeiro ponto e registram o tempo gasto até a passagem pelo outro medidor. As informações serão disponibilizadas nos painéis de mensagem variável das rodovias, em dez totens instalados em pontos de atendimento ao usuário e, ainda, em outros meios eletrônicos, como o site e o Twitter do DER, além da Central de Atendimento ao Usuário, pelo telefone 0800 055 5510. O governo estadual investiu cerca de R$ 1 milhão na instalação e operação dos equipamentos.
O sistema foi testado na prática durante o feriado da Proclamação da República. Foram instalados vinte pontos de controle, distribuídos pelas rodovias Padre Manoel da Nóbrega (SP-55), no trecho entre Praia Grande e Peruíbe; Manoel Hypolito Rego (SP-55), entre Ubatuba e Caraguatatuba; Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-98), entre Mogi das Cruzes e Bertioga; Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), entre Taubaté e Campos do Jordão, e Raposo Tavares (SP-270), entre São Paulo e Cotia.
Fonte: UOL, 13 de novembro de 2013

Mais vagas para carros e motos (06/11/2013)

O centro de Colatina ganhou mais vagas para motoristas e motociclistas. São 39, desde o dia 7, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta. Essas são as primeiras mudanças no sistema rotativo local, que até jan (...)

Populares também serão mais seguros (17/11/2013)