Parking News

A guerra das potências sempre foi acirrada entre as fabricantes. Levando em conta dados oficiais e apenas modelos fabricados em série atualmente, listamos os dez carros mais potentes do mundo. O primeiro lugar é o pouco conhecido SSC Tuatara, superesportivo feito nos Estados Unidos, apenas sob encomenda, com motor V8 6.9 biturbo de 1.369 cv, potência para atingir 444 km/h, de acordo com a fabricante. O vice-campeão é o Hennessey Venom GT, um frankenstein feito com chassi de Lotus Exige e motor V8 7.0 do Corvette Z06. Equipado com dois turbos, a potência do V8 sobe para 1.261 cv. Já o famoso Bugatti Veyron Super Sport é o terceiro colocado, com seu motor W16 feito a partir de dois V8, que rende 1.200 cv, o que é suficiente para chegar aos 431 km/h.
Entre as fabricantes mais conhecidas, a Ferrari é a única que não apenas tem dois supercarros no ranking, mas que vende um dos 10 modelos mais potentes no Brasil, a F12 Berlinetta por algo em torno de R$ 2,4 milhões. A rival Porsche ficou em sexto lugar, com seu 918 Spyder, e a Lamborghini em oitavo, com o exclusivo Veneno, que terá apenas nove unidades fabricadas na versão roadster e três na cupê. A Mercedes-Benz entraria em décimo lugar com o SLS Electric Drive, mas esse modelo vai começar a ser vendido apenas a partir de meados do ano que vem. Veja a seguir os dez carros mais potentes do mundo.

1º - O SSC Tuatara pode não ser conhecido, mas tem pedigree. Seu antecessor, o SSC Ultimate Aero, tirou o recorde no Guinness Book de carro de produção mais rápido do mundo do Bugatti Veyron original. Seu motor, feito pela SSC, é um V8 6.9 biturbo de 1.369 cv e 176,9 mkgf de torque. Se retirar o controle de emissão de poluentes, a potência sobe para 1.724 cv!
2º - Ideia norte-americana, corpo de Lotus Exige, motor 7.0 V8 de Corvette Z06 e montagem inglesa. Este é o Hennessey Venom GT, atual recordista mundial em aceleração, capaz de ir de 0 a 300 km/h em 13,63 segundos. Os números explicam: são 1.261 cv e 159,6 mkgf de torque. Sem falar no recorde não-oficial de velocidade máxima: 427,6 km/h.
3º - A Bugatti não gostou nem um pouco de perder o recorde de carro de produção mais rápido do mundo para o SSC Ultimate Aero. A frustração foi transformada no Bugatti Veyron Super Sport, equipado com motor W16 de 1.200 cv e capaz de alcançar os 431 km/h - valor oficial registrado pelo Guiness Book e que devolveu a coroa ao Veyron.
4º - A sueca Koenigsegg é especialista em construir hipercarros. Seu modelo mais atual é o Agera R, com motor V8 5.0 biturbo de 1.140 cv. Era o carro mais rápido do mundo em aceleração, indo de 0 a 300 km/h em 14,53 segundos, mas perdeu para o Hennessey Venom GT. Vai ter volta, já que a Koenigsegg irá lançar o One:1, de 1.400 cv.
5º - LaFerrari não é apenas o primeiro híbrido da Ferrari, como também é o carro mais potente que já saiu de Maranello. A combinação de um motor V12 6.3 de 800 cv com uma unidade HY-KERS de 163 cv geram um total 963 cv.
6º - Sucessor espiritual do lendário McLaren F1, o P1 adota o motor V8 biturbo do MP4-12C, mas alterado para entregar 737 cv. Seu parceiro é um motor elétrico, de 179 cv. Quando trabalham juntos, a potência chega a 916 cv.
7º - Outro recordista, o Porsche 918 Spyder é o carro de produção mais rápido de Nürburgring Nordschleife, completando uma volta em 6:57. A combinação do motor V8 4.6 de 616 cv com dois elétricos de 283 cv rende 899 cv.
8º - O Aston Martin One-77 é uma edição limitada a 77 unidades (como diz o nome) e equipada com motor V12 7.3 de 762 cv. A Aston diz que é o motor aspirado mais potente já produzido, o que torna o One-77 ainda mais especial.
9º - Criado para comemorar os 50 anos da Lamborghini, o Veneno teve apenas três unidades produzidas e é o carro mais rápido criado pela marca. Baseado no Aventador, o esportivo traz o mesmo motor V12 6.5, mas que entrega 750 cv. Fez tanto sucesso que a Lambo acaba de lançar o conversível Veneno Roadster.
10º - Até o ano passado, a menina dos olhos da Ferrari era a F12Berlinetta. Seu motor V12 6.3 naturalmente aspirado de 740 cv fazia do modelo a Ferrari mais potente já produzida. Só segurou o título por um ano, até a chegada da LaFerrari.
Fonte: Car and Driver, 25 de outubro de 2013

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Mais vagas para carros e motos (06/11/2013)

O centro de Colatina ganhou mais vagas para motoristas e motociclistas. São 39, desde o dia 7, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta. Essas são as primeiras mudanças no sistema rotativo local, que até jan (...)

Populares também serão mais seguros (17/11/2013)

A obrigatoriedade de airbags dianteiros e freios ABS em todos os carros novos a partir de 1º de janeiro vai expulsar do mercado os modelos Kombi, Gol G4, Ka, Fiesta Rocam e Mille, mas introduzirá no P (...)

Só ônibus anda na Raal Leste (18/11/2013)

A Radial Leste, principal artéria de ligação da Zona Leste com o Centro da capital paulista, junto com a Marginal Tietê, é a via mais congestionada da capital. Números inéditos da CET (Companhia de En (...)

Sem high line (15/11/2013)

O futuro do Minhocão continua na pauta do paulistano. No site colaborativo Sampa Criativa, por exemplo, existem pelo menos 5 propostas de revitalização do Elevado Costa e Silva. Além das já conhecidas (...)


Seja um associado Sindepark