O centro de Colatina ganhou mais vagas para motoristas e motociclistas. São 39, desde o dia 7, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta. Essas são as primeiras mudanças no sistema rotativo local, que até janeiro de 2014 vai abrir mais 200 vagas ao longo da avenida Beira-Rio e imediações. De acordo com a prefeitura, são 28 vagas de estacionamento para carros e 11 para motocicletas. As modificações no estacionamento rotativo com cerca de 1.350 vagas de carros e 420 para motos nas principais ruas da cidade começou dia 13, quando 15 novos agentes de trânsito atuariam na fiscalização, segundo o secretário de Trânsito e Transporte de Colatina Renan Bragato. As informações são da Tribuna.
O uso do tíquete é obrigatório. O motorista que deixar de pagar R$ 1,50 com direito a duas horas de parada no rotativo pode ser multado, além do risco de remoção do veículo. Motocicletas pagam R$ 1,50 pelo adesivo verde que vale o dia todo.
Multa
A multa aplicada pelo agente de trânsito ou policial militar é de R$ 53,20, com perda de três pontos na carteira. A notificação deve ser deixada em local visível no carro. De acordo com Renan Bragato, nas primeiras semanas a fiscalização pelos agentes de trânsito será de caráter educativo. Quem não comprar o bilhete verde não será multado, apenas advertido.
Primeiro estacionamento-garagem
O primeiro edifício-garagem do Norte do Estado, com 10 andares e 180 vagas, deve funcionar até meados do próximo mês, conforme a previsão dos irmãos empresários Dorival e Valdir Mantovani. O edifício-garagem terá dois elevadores tipo plataforma. A montagem dos elevadores gigantes já começou a ser feita por uma empresa do Rio Grande do Sul. ?Em breve serão mais 180 vagas na cidade a R$ 2,00 por hora. Já funcionamos em fase de teste com 17 vagas no térreo?, disse Dorival. Segundo ele, a ideia é funcionar 24 horas, inclusive com espaço para mensalistas.
O prédio também contará com lojas comerciais no térreo. Cada pavimento tem 500 metros quadrados. ?Notamos uma chance de negócio devido à grande procura por estacionamento, em especial condutores de cidades vizinhas que são obrigados a ficar rodando ou obrigados a parar em locais irregulares. Espero que dê certo e ajude a melhorar o trânsito?, destacou Dorival Mantovani. O manobrista José Alves, que trabalha no rotativo provisório em funcionamento no local, diz que de segunda a sábado são faturadas cerca de 150 horas diárias de motoristas em busca de local seguro para parar. Segundo o secretário de Trânsito e Transporte do município, Renan Bragatto, Colatina tinha 2.720 carros em 1978 e atualmente a frota passa dos 47 mil veículos. ?Esse é um problema sério que precisamos resolver com fiscalização para garantir o giro no rotativo faixa verde de Colatina?, destacou.
Fonte: A Tribuna (Vitória), 6 de novembro de 2013

Populares também serão mais seguros (17/11/2013)

A obrigatoriedade de airbags dianteiros e freios ABS em todos os carros novos a partir de 1º de janeiro vai expulsar do mercado os modelos Kombi, Gol G4, Ka, Fiesta Rocam e Mille, mas introduzirá no P (...)

Só ônibus anda na Raal Leste (18/11/2013)