Parking News

Em um fim de tarde de 1982, motoristas atravessavam a Radial Leste, uma das principais avenidas paulistanas, a 41 km/h. No Minhocão, o cenário era ainda melhor: 47,5 km/h. Sim, em pleno horário de pico num dia de semana. Hoje, acelerar assim nos mesmos endereços se tornou impossível. No dia 14, a cidade registrou 309 quilômetros de congestionamento, o recorde histórico.
A Folha analisou relatórios da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e de outros órgãos, de três décadas para cá, para entender por que o trânsito piorou tanto.
O crescimento da frota da capital paulista, por exemplo, foi assombroso. Desde 1997, a cidade ganhou mais veículos, 1,4 milhão, do que moradores, 1,3 milhão, segundo dados do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) e da Fundação Seade.
A cidade tem hoje quase 12 milhões de habitantes (em projeção do IBGE) e uma frota de veículos cadastrados de cerca de 7,5 milhões.
Com isso, o volume de automóveis circulando nas principais vias cresceu também. A avenida Tiradentes é um desses casos, com 112% mais carros no horário de rush da manhã na comparação entre 1992 e 2012.
Futuro
A principal solução para o problema do trânsito paulistano apontada por especialistas e políticos é desestimular o uso do carro. O transporte público é visto como a saída.
A frota de ônibus saltou de 2.500 veículos em 1982 para 15 mil em 2013, um crescimento na capacidade de atendimento de 4,8 milhões de passageiros por dia.
Em busca de saídas para o trânsito da cidade, a prefeitura promete chegar a 300 km de faixas exclusivas de ônibus até o final deste ano.
Outras soluções envolvem alcançar os 200 km de linhas de metrô até 2021 (hoje, há 74,3 km) e ampliar o rodízio para fora do centro expandido (medida que pode ser tomada até 2016).
Segundo a prefeitura, investir na criação de avenidas e túneis só para carros não interessa mais. A última grande obra viária foi a bilionária ampliação da marginal Tietê. Após breve alívio, a via voltou a congestionar como antes.
"Foi desperdício de dinheiro público", afirma o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de novembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mais vagas para carros e motos (06/11/2013)

O centro de Colatina ganhou mais vagas para motoristas e motociclistas. São 39, desde o dia 7, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta. Essas são as primeiras mudanças no sistema rotativo local, que até jan (...)

Populares também serão mais seguros (17/11/2013)

A obrigatoriedade de airbags dianteiros e freios ABS em todos os carros novos a partir de 1º de janeiro vai expulsar do mercado os modelos Kombi, Gol G4, Ka, Fiesta Rocam e Mille, mas introduzirá no P (...)

Só ônibus anda na Raal Leste (18/11/2013)

A Radial Leste, principal artéria de ligação da Zona Leste com o Centro da capital paulista, junto com a Marginal Tietê, é a via mais congestionada da capital. Números inéditos da CET (Companhia de En (...)

Sem high line (15/11/2013)

O futuro do Minhocão continua na pauta do paulistano. No site colaborativo Sampa Criativa, por exemplo, existem pelo menos 5 propostas de revitalização do Elevado Costa e Silva. Além das já conhecidas (...)


Seja um associado Sindepark