Cerca de 42% dos trabalhadores do ABC trabalham em uma cidade, mas residem em outra. Isso corresponde a 540 mil pessoas, o que provoca um aumento no caos viário por conta do deslocamento de tantas pessoas, e foi um dos pontos debatidos no encontro promovido dia 12 passado, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, sobre Mobilidade Urbana no Grande ABC. A atividade na USCS contou com a participação de Andrea Brisida, Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Mobilidade do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC; Leandro Prearo, docente e responsável pelo Instituto de Pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Inpes/USCS), e de Arquimedes Pessoni, professor da Escola de Comunicação e pesquisador do Programa de Mestrado em Comunicação da universidade.
O professor Prearo divulgou dados sobre mobilidade na região, levantados pelo Inpes, e as prováveis causas para os problemas atuais nas cidades, passando por oferta de empregos, crescimento das cidades, número de veículos e utilização do transporte público. Os dados mostram o aumento da população em 55% nos últimos 30 anos, o que corresponde a quase 1 milhão de pessoas. Além disso, Prearo citou números sobre as pessoas que saem de suas cidades para irem ao trabalho. Segundo ele, atualmente 42% trabalhadores do ABC trabalham em uma cidade, mas residem em outra. A porcentagem corresponde a 540 mil pessoas, o que provoca um aumento no caos viário por conta do deslocamento. "Desses, 193 mil trabalham em cidades fora da região do Grande ABC", completa.
A Coordenadora do Grupo de Trabalho do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Andrea Brisida, apresentou os projetos em desenvolvimento buscando a resolução dos problemas de mobilidade na região, desde a implantação de bicicletários nas cidades (Mauá tem o maior bicicletário da América Latina) até as obras com apoio do governo federal, como a linha 18 (Bronze) do Metrô, que passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo, além de outros projetos desenvolvidos pelo Consórcio.
Já o professor da USCS Arquimedes Pessoni destacou a realidade dos usuários dos meios de transporte público, estacionamentos e até mesmo na carona solidária, referindo-se aos prós de cada um, e, principalmente, às dificuldades e necessidades para uma melhor adequação do transporte à população.
Fonte: DCI (SP), 19 de novembro de 2013

Mais vagas para carros e motos (06/11/2013)

O centro de Colatina ganhou mais vagas para motoristas e motociclistas. São 39, desde o dia 7, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta. Essas são as primeiras mudanças no sistema rotativo local, que até jan (...)

Populares também serão mais seguros (17/11/2013)