Parking News

Sem desativar a motofaixa, a Prefeitura de São Paulo inaugurou, ontem (18), mais 3,9 km de faixa exclusiva para ônibus à direita das avenidas Henrique Schaumann, Paulo 6º, Sumaré e Antártica, entre os bairros de Pinheiros e Água Branca (zona oeste). Criada em 2006 pelo ex-prefeito Gilberto Kassab, a motofaixa tem 3 km e funciona junto ao canteiro central das avenidas Sumaré e Paulo 6º. Ontem, apesar da promessa de desativação, o trecho ainda estava demarcado, e os carros ficaram espremidos nas faixas centrais, segundo o jornal Agora.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciou a mudança na última quinta-feira, mas não colocou avisos nas vias e poucos sabiam das novas regras.
Morador do Jardim Cachoeira, no Tucuruvi (zona norte), o motorista Edson de Oliveira usa a motofaixa para ir ao trabalho e diz não ter notado diferença. "Está tudo igual".
Já os motoristas dos carros acham que a faixa exclusiva para ônibus vai sobrecarregar o trânsito. "Essa via não precisa de uma faixa de ônibus. O fluxo de carros é muito grande", afirmou o técnico de manutenção Pietro Mullo. Apesar das reclamações, os motoristas respeitaram o espaço dos coletivos.
Na manhã de ontem, em dez minutos, só quatro carros invadiram a faixa dos ônibus.
Nos coletivos, os passageiros elogiaram a mudança e disseram ter economizado até 10 minutos de viagem.
Chuva
A CET disse que a remoção da motofaixa "foi prejudicada devido à chuva no domingo". Segundo a companhia, uma equipe de sinalização fez o serviço ao longo do dia de ontem, assim como a retirada das placas que indicam a faixa de moto nas avenidas Paulo 6º e Sumaré.
Sobre a sinalização no asfalto, o órgão disse que fará a pintura das novas faixas "ainda nesta semana". A CET afirmou que com a mudança os carros terão "no mínimo" duas faixas para circular.
A companhia intensificará a fiscalização de motoristas que invadem a faixa de ônibus a partir do dia 2.
Os comerciantes da região se dizem preocupados com o impacto da criação da faixa de ônibus na avenida Sumaré. "Espreme os carros e os motoristas não conseguem entrar nas lojas porque não podem invadir a faixa de ônibus", afirma Dimitrie Josif Gheorghiu, diretor da Associação Comercial de São Paulo na zona oeste.
"Não somos contra as faixas, mas o setor está se inviabilizando", completou.
Fonte: Agora, 19 de novembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Mais vagas para carros e motos (06/11/2013)

O centro de Colatina ganhou mais vagas para motoristas e motociclistas. São 39, desde o dia 7, na Praça Belmiro Teixeira Pimenta. Essas são as primeiras mudanças no sistema rotativo local, que até jan (...)

Populares também serão mais seguros (17/11/2013)

A obrigatoriedade de airbags dianteiros e freios ABS em todos os carros novos a partir de 1º de janeiro vai expulsar do mercado os modelos Kombi, Gol G4, Ka, Fiesta Rocam e Mille, mas introduzirá no P (...)

Só ônibus anda na Raal Leste (18/11/2013)

A Radial Leste, principal artéria de ligação da Zona Leste com o Centro da capital paulista, junto com a Marginal Tietê, é a via mais congestionada da capital. Números inéditos da CET (Companhia de En (...)

Sem high line (15/11/2013)

O futuro do Minhocão continua na pauta do paulistano. No site colaborativo Sampa Criativa, por exemplo, existem pelo menos 5 propostas de revitalização do Elevado Costa e Silva. Além das já conhecidas (...)


Seja um associado Sindepark