Pela área testada, que serve de passagem entre São Paulo e cidades do ABC, circulam diariamente 100 mil veículos - metade de fora de São Bernardo. A prefeitura calculou que a reprogramação nesse trecho diminuiu a emissão de monóxido de carbono na atmosfera em cerca de 1,5 tonelada por dia, além de economizar 2,5 mil litros de combustíveis a cada 24 horas. Também permitiu maior fluidez na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das principais da cidade, do terminal rodoviário de Ferrazópolis, ao lado da Rodovia Anchieta, até o Paço Municipal. O trecho tem 2,6 km de extensão. A otimização funciona também em três vias paralelas e suas interseções, formando uma malha de 10 km.
O programa calcula os tempos de abertura e fechamento nos cruzamentos, produzindo uma onda verde, explica o engenheiro de tráfego Alexandre Zum Winkel. Apesar de os semáforos serem de última geração, funcionam de forma precária, sem sincronia. O tempo de percurso nos 2,6 km da Faria Lima baixou 27%, de 547 segundos para 431 (cerca de 7 minutos), segundo a secretária de Transportes de São Bernardo, Patrícia Veras. "A velocidade passou de 19 km/h para 24 km/h", afirma.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 27 de abril de 2009