O índice de confiança do empresário industrial, medido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), apresentou recuperação no início do segundo trimestre em relação ao primeiro. O índice ficou em 49,2 pontos, dois acima do resultado de janeiro. Na comparação com abril do ano passado, no entanto, houve uma queda de 12,6 pontos.
De acordo com a CNI, além de a recuperação ser pequena, um índice abaixo de 50 pontos indica que a maioria dos empresários ainda não está confiante em relação ao cenário econômico.
A recuperação foi puxada pelas grandes e médias empresas, que tiveram recuperação em relação a janeiro, destaca a Folha Online. Para os grandes empresários, o índice já está em território positivo, com 51,8 pontos. Para as médias, ainda está em 48,8 pontos. No caso das pequenas empresas, o índice recuou 2,7 pontos em relação ao início do ano, para 46,8 pontos.
Outra comparação mostra que 19 dos 27 setores industriais pesquisados apresentam índices abaixo de 50 pontos, ou seja, a maioria dos empresários está pessimista. Os piores resultados foram nas indústrias de álcool e madeira.
Já o setor de veículos automotores, beneficiado pela redução de tributos para aumentar suas vendas, foi o que apresentou a maior recuperação da confiança no trimestre.
O levantamento foi realizado com 1.259 empresas, grandes, médias e pequenas, entre os dias 1º e 23 de abril.
Situação atual
O indicador da CNI também é dividido em relação às expectativas em relação ao futuro e à percepção da situação atual. O índice da situação atual caiu de 36 pontos para 33,2 pontos entra janeiro e abril, e chegou ao pior resultado em dez anos. Em relação aos próximos seis meses, houve crescimento de 4,5 pontos, para 57,6 pontos.
Nos dois casos, os empresários estão mais confiantes em relação às suas próprias empresas do que com a situação geral da economia brasileira.
Fonte: Folha Online, 23 de abril de 2009

Sem radar novo, CET faz rozio (25/04/2009)

Na tentativa de ampliar a fiscalização mesmo sem radares novos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou dia 24 de abril 22 novos endereços que poderão ser monitorados por equipamentos móve (...)

Para julgar multa, só com ensino méo (26/04/2009)