Parking News

Trocar o carro pelo ônibus é uma opção para chegar mais cedo ao destino em horários de pico em São Paulo. Ao menos nos percursos com faixas exclusivas para ônibus. O Jornal da Tarde testou os dez corredores da Capital com duas equipes - uma de carro e outra de ônibus -, partindo juntas e sem contar a espera no terminal. E concluiu que, embora lotados, os coletivos são mais rápidos. Em sete, chegaram antes ao ponto final, com diferença de até 51 minutos. Nos outros três, o automóvel teve vantagem, mas de no máximo sete minutos.
Apesar de mais rápidos, os ônibus estão longe da velocidade ideal. A média registrada ficou abaixo do esperado na maior parte das vezes. Apenas em três corredores foi atingida a meta da Prefeitura de 18 km/h nas faixas exclusivas: Parelheiros (18,3 km/h), Paes de Barros (21,2 km/h) e Expresso Tiradentes (37,8 km/h). O pior desempenho foi o do Rebouças, onde os veículos foram mais lentos do que uma pessoa fazendo cooper - ficaram abaixo de 10 km/h.
Outro problema é a superlotação. A reportagem encontrou filas com mais de cem pessoas para embarcar em terminais, como o Santo Amaro.
Especialistas consideram positiva a vantagem dos ônibus sobre os carros, mas cobram da Prefeitura investimentos para tornar os corredores mais eficientes e atrair quem usa automóveis.
Para o consultor de trânsito Horácio Figueira, o teste mostra que a situação do automóvel é péssima e a do ônibus, ruim. "Como todos se movem devagar, quem está no carro não percebe que o ônibus está melhor."
Fonte: Jornal da Tarde, 27 de abril de 2009

Categoria: Geral


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