"É o momento mais crítico com que o motorista se depara na rodovia. Ele tem que, em um espaço de tempo muito curto, calcular se tem condições de efetuar a ultrapassagem, se vai ter tempo de efetuar a manobra e ainda retornar à pista de rolamento", comenta o inspetor Aristides Júnior, da PRF.
Os especialistas em trânsito dizem que, no cálculo do espaço necessário para concluir a manobra, o motorista deve contar com uma margem de segurança para situações de emergência. É que, mesmo que a estrada tenha pouco movimento, nunca se sabe quando um carro pode surgir no fim de uma reta.
Na simulação de várias ultrapassagens na pista de testes, um perito da polícia civil deu as dicas de como executar a manobra de forma correta. A primeira medida é sinalizar para os outros antes de trocar de faixa. "Ela requer muito cálculo, muita atenção, nós temos que saber aquilo que estamos fazendo, inclusive se temos sobra de potência no nosso motor", diz Paulo Ademar, especialista em trânsito.
O especialista fez as contas... Na velocidade máxima permitida (110 km/h), um carro de passeio precisa de 25 m de estrada para ultrapassar um caminhão a 80 km/h. No caso de serem dois carros de passeio, a distância necessária cai para 15 m. E quanto menor a diferença de velocidade entre eles, maior o risco de acidentes.
"O outro está a 100 e eu a 110, essa diferença é muito pequena, se eu iniciar uma ultrapassagem e não tiver muito espaço não tenha dúvida: vai ter confusão na próxima curva", comenta o especialista.
Fonte: portal G1, 21 de abril de 2009