Na tentativa de ampliar a fiscalização mesmo sem radares novos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou dia 24 de abril 22 novos endereços que poderão ser monitorados por equipamentos móveis. Desde janeiro deste ano, a Prefeitura conta com 13 aparelhos desse tipo, que já eram instalados alternadamente entre 37 pontos da Zona Sul. A informação é do Jornal da Tarde.
A meta da Secretaria Municipal de Transportes era chegar ainda no primeiro semestre deste ano a um total de 26 radares móveis em operação, mas a licitação do segundo lote foi suspensa por tempo indeterminado. Faltavam 13 radares móveis para a secretaria atingir a meta de 26. Segundo a SMT, nenhuma empresa foi classificada para o segundo lote e uma nova licitação será feita.
Sem os novos equipamentos, o jeito foi levar os velhos para outras avenidas. A fiscalização se concentra em pontos variados de sete vias da Zona Sul: Escola Politécnica, Senador Teotônio Vilela, Nossa Senhora do Sabará, Emerico Richter, Jornalista Roberto Marinho, Bom Pastor e Francisco Mesquita. Em todos eles, o limite de velocidade é de 50 km/h.
Atualmente a cidade conta com 409 equipamentos de fiscalização eletrônica. São 119 fixos, 100 lombadas eletrônicas, 117 Registradores Fotográficos de Infrações ao Semáforo (Refis), 60 Registradores de Invasão de Faixa Exclusiva (Reifex), além dos 13 radares móveis. A Zona Leste é a região menos fiscalizada pela CET. Lá não há nem aparelhos fixos nem móveis porque as licitações que previam a contratação de equipamentos para esses bairros continuam sendo contestadas na Justiça.
Há uma semana, o JT mostrou que as vias mais perigosas de São Paulo registraram aumento no número de acidentes com morte em 2008. Um quarto dos óbitos ocorreu nas 25 vias que mais registram acidentes fatais. E 36% delas ainda não contam com fiscalização eletrônica.
Vinte e duas vias poderão ser fiscalizadas pelos radares. São elas:
Av. Escola Politécnica, sentido Marginal do Pinheiros, perto da R. Joaquim Lopes, da Av. Torres de Oliveira e da José de A. Ribeiro
Av. Escola Politécnica, sentido Raposo Tavares, número 760 e nos lados opostos da Trav. Benjamim Bellemo e da Av. José Ribeiro
Av. Sen. Teotônio Vilela, sentido centro, número 6.880
Av. Sen. Teotônio Vilela, sentido bairro, números 6.680 e 7.634
Av. N. Senhora do Sabará, sentido bairro, números 4.780 e 1.831
Av. N. Senhora do Sabará, centro, perto da R. Alfredo Sampaio
Av. Emerico Richter, sentido bairro, número 6.011
Av. Jornalista Roberto Marinho, sentido Jabaquara, perto das ruas Califórnia e Tibiriçá
Av. Jornalista Roberto Marinho, sentido Marginal do Pinheiros, números 1.113 e 3.044
Av. Prof. Vicente Rao, nos dois sentidos, perto da R. Sonia Ribeiro
R. Bom Pastor, sentido centro, em frente ao número 2.133
Av. Dr. Francisco Mesquita, sentido Santo André, após a segunda entrada do Central Plaza Shopping
Av. Dr. Francisco Mesquita, sentido São Paulo, perto da Rua Vila Prudente.
Fonte: Jornal da Tarde (SP), 25 de abril de 2009

Para julgar multa, só com ensino méo (26/04/2009)

A Prefeitura de São Paulo alterou as regras para a composição das Juntas Administrativas de Recurso de Infrações (Jaris), responsáveis pelo julgamento de recursos contra multas de trânsito na Capital. (...)

Carro perde de ônibus em corredor (27/04/2009)