É do Jardim Luzitânia, área nobre do distrito de Moema, na Zona Sul de São Paulo, o título de bairro campeão em quantidade de carros por família na Capital: uma em cada quatro tem três ou mais automóveis na garagem - bem acima da média da cidade, onde a cada 50 famílias só uma atinge essa marca. A informação foi divulgada pela Folha.
Entre os 96 distritos da cidade (que agregam mais de um bairro), Moema tem a maior densidade de veículos por morador. Para cada carro há em média apenas dois moradores, enquanto a média geral da cidade é de cinco por carro. Os dados são da pesquisa O/D (Origem/ Destino) 2007 do Metrô.
O Jardim Luzitânia é seguido de perto por outros bairros também tidos como "ricos", como o Real Parque e a região do Jóquei Clube, ambos no distrito do Morumbi, na Zona Sul, e o Pacaembu, no distrito da Consolação, no centro da cidade.
Com base na pesquisa, a Folha mapeou a distribuição da frota de cerca de 2,1 milhões de automóveis particulares da cidade - a quantidade é menor que os 4,7 milhões cadastrados no Detran, já que não inclui as frotas pública e de empresas, nem veículos fora de uso.
Famílias de 308 áreas da cidade (de um total de 320) foram entrevistadas - na maioria das vezes, cada área corresponde a um bairro, e cada família corresponde a uma residência.
Em 15 das 20 zonas onde as casas têm mais carros na garagem, mais da metade das famílias ganham mais de R$ 5.700,00 por mês (a maior das cinco faixas de renda aferidas). Nas outras cinco, a maioria ganha acima de R$ 3.040,00 (segunda maior faixa). Das 20, só uma fica distante do centro expandido: o Tremembé, no extremo norte.
Além da renda média familiar, apontada pela Secretaria de Transportes Metropolitanos como principal explicação para a distribuição da frota de veículos por região, técnicos em transportes, urbanistas e os próprios moradores dessas áreas apontam outros motivos.
Os principais são: 1) a falta de uma política adequada de uso e ocupação do solo, que favorece o aparecimento de construções de alto padrão (boa parte com mais de três vagas na garagem) em áreas já abarrotadas de carros; e 2) a vantagem do automóvel sobre o transporte público em termos de tempo, conforto e acesso às linhas, que ainda não seduz os ricos a trocarem o carro por ônibus, metrô e trem.
Além disso há, é claro, o gosto pelo carro. Segundo a pesquisa DNA Paulistano de 2008 do Datafolha, quem mais reclama do trânsito na cidade são justamente os moradores dos 11 distritos que concentram as áreas com mais carros na garagem.
Em Moema, por exemplo, 26% dos moradores acham o trânsito o principal problema do local onde vive. No Morumbi, onde fica um quinto das 20 áreas com mais carros por garagem, 17% não suportam o trânsito local. A Vila Leopoldina (Oeste), que abriga duas áreas campeãs em carro na garagem, é também a campeã de reclamações: 30% dizem que o trânsito é seu grande calo.
Na média da cidade, 11,9% da população considera o trânsito o principal problema, a segunda maior reclamação dos moradores em relação a seus bairros.
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de abril de 2009

Sem radar novo, CET faz rozio (25/04/2009)

Na tentativa de ampliar a fiscalização mesmo sem radares novos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgou dia 24 de abril 22 novos endereços que poderão ser monitorados por equipamentos móve (...)

Para julgar multa, só com ensino méo (26/04/2009)