A extensão do metrô em São Paulo seria uma saída para minimizar outro problema enfrentado pelo paulistano: a poluição. O carro no trânsito é o grande vilão. O desafio de São Paulo no combate à poluição é proporcional ao tamanho da frota de veículos registrada na cidade. São mais de sete milhões de carros, motos, ônibus e caminhões que jogam no ar 80% dos poluentes que se acaba respirando. Respira-se esse ar, porque boa parte da poluição é composta por partículas muito finas que não são barradas por pelos do sistema respiratório e vão parar direto nos pulmões. No inverno, quando chove pouco, a camada de poluição fica visível, alerta reportagem do Bom Dia Brasil.
"Uma fita é a coleta que se faz das partículas de uma maneira automática. Nosso equipamento simula a respiração humana. Ou seja, em 24 horas essa bolinha indica quanto de ar passou, que seria equivalente ao que uma pessoa respirou. Nós respiramos uma grande carga de poluentes", afirma Maria Lúcia Guardani, representante da Companhia Ambiental de São Paulo (Cetesb).
"Isso vai promover envelhecimento precoce do pulmão, bronquite, enfisema, câncer de pulmão e mortalidade cardiovascular. Os bebês vão ter peso menor quando são gestados em ambientes de maior poluição. O risco de aborto é maior. Então, a partícula reproduz em pequena escala o que o cigarro faz em grande escala", compara Paulo Saldiva, médico do laboratório de poluição da Universidade de São Paulo (USP).
Na cidade de São Paulo, quatro mil pessoas morrem a mais por ano vítimas da poluição do ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo são dois milhões de mortes. São 50 estádios de futebol lotados em dias de clássico.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 5 de maio de 2011

Governo muda traçado do Rodoanel (04/05/2011)

Catorze anos depois de ter seu primeiro traçado proposto (com 31 km e três túneis contornando a Serra da Cantareira pelo lado sul) e sem que um quilômetro tenha saído do papel, o futuro Trecho Norte d (...)

Design no fim do túnel (11/05/2011