Sabe a sardinha em lata? O metrô de São Paulo funciona igualzinho, só que tem gente lá dentro. É um calor, empurra-empurra nas plataformas, sem falar numa longa espera. É o que passageiros do metrô da maior cidade do país enfrentam em muitas das 61 estações espalhadas por 70 km de malha. Para se ter uma ideia, por dia circulam pelos trens cerca de 3,7 milhões de pessoas. Com uma câmera escondida, a equipe de reportagem do Bom Dia Brasil registrou um pouco do cotidiano da população que usa esse transporte durante o horário de pico.
Às 18h30, fim de expediente, é hora de o paulistano voltar para casa. Mas antes ele precisa conseguir chegar ao vagão do metrô. Será que é fácil? "Para entrar vai ser na base do empurrão. Na verdade, se não tem espaço e a pessoa atrapalha, a gente pede licença. Senão...", comenta uma passageira.
Para entrar em um dos vagões do metrô, tem de ir empurrando e ter cuidado com a porta. "É um calor insuportável. É terrível", reclama um senhor. "De manhã e a tarde, é esse sofrimento para voltar para casa. Fazer o quê? Tem de trabalhar", comenta uma senhora.
"No horário de pico é pior ainda, porque o pessoal fica todo para fora e não consegue entrar. Tem de colocar a bolsa para frente e ficar tomando conta da bolsa e de mim mesma, porque é muita gente, é muito homem. É complicado", disse uma jovem.
"Comprar um carro não vai mudar. Em São Paulo, não muda. Você vai trocar um tormento por outro", conta uma senhora.
Na comparação com outras cidades do mundo, o metrô de São Paulo é o mais lotado de todos, se forem levados em consideração a extensão e o número de passageiros. O de Moscou, na Rússia, que é o segundo mais cheio, tem quase 300 km. Em São Paulo, são apenas 70 km.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (TV Globo), 5 de maio de 2011

Governo muda traçado do Rodoanel (04/05/2011)

Catorze anos depois de ter seu primeiro traçado proposto (com 31 km e três túneis contornando a Serra da Cantareira pelo lado sul) e sem que um quilômetro tenha saído do papel, o futuro Trecho Norte d (...)

Design no fim do túnel (11/05/2011