Trata-se da mais agônica experiência do motorista urbano, a cada dia: a busca de uma vaga para estacionar. Em San Francisco, os motoristas que circulam em busca de vagas respondem por 30% dos congestionamentos no centro, estimam as autoridades municipais. Agora, a prefeitura anuncia ter encontrado uma solução: um aplicativo para celulares que informa onde há vagas disponíveis. Foram instalados sensores em 7.000 vagas dotadas de parquímetros e em mais de 12 mil vagas nos estacionamentos municipais. Quando uma vaga é liberada, os sensores se comunicam diretamente com os computadores, que transmitem a informação aos usuários no prazo de um minuto. No aplicativo, os mapas mostram áreas com vagas disponíveis, identificadas em azul, e áreas lotadas, identificadas em vermelho. O projeto é conhecido como SFpark e foi orçado em US$ 20 milhões. Mais de 12 mil pessoas baixaram o aplicativo de San Francisco, que por enquanto só está disponível para o iPhone - as autoridades esperam em breve oferecer para outros aparelhos. No futuro, a prefeitura espera usar o sistema para realizar ajustes regulares de preços nos parquímetros e assim distribuir a demanda, com preços mais altos nas áreas onde exista mais competição e mais baixos em áreas de menor procura.
Donald Shoup, professor de planejamento urbano na Universidade da Califórnia em Los Angeles, afirma que motoristas em busca de vagas em uma determinada área de 15 quarteirões em Los Angeles rodavam cerca de 1,5 milhão de quilômetros ao ano, o equivalente a quatro viagens à Lua. A experiência de San Francisco é a mais completa. Em dezembro, Los Angeles colaborou com a empresa Streetline a fim de introduzir um sistema que identificaria vagas em West Hollywood. O sistema está sendo expandido a outros bairros. A Streetline depois iniciou projetos na ilha Roosevelt, em Nova York, na Universidade de Maryland e na cidade de Fort Worth, Texas.
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de maio de 2011

Governo muda traçado do Rodoanel (04/05/2011)

Catorze anos depois de ter seu primeiro traçado proposto (com 31 km e três túneis contornando a Serra da Cantareira pelo lado sul) e sem que um quilômetro tenha saído do papel, o futuro Trecho Norte d (...)

Design no fim do túnel (11/05/2011