Na tarde do dia 4 de maio, os brasileiros atingiram a marca de R$ 500 bilhões pagos em impostos federais, estaduais e municipais ao longo deste ano, segundo cálculo do "Impostômetro" da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Considerando os 190,7 milhões de brasileiros que vivem no país, segundo o Censo 2010, cada um pagou, em média, mais de R$ 2.600. As informações foram divulgadas pelo UOL Economia.
"A previsão é que até o fim do ano o valor seja de aproximadamente R$ 7.500", afirma o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), João Eloi Olenike.
Em 2010, a marca de R$ 500 bilhões foi atingida 21 dias mais tarde (25 de maio). No ano anterior, foi alcançada no dia 24 de junho e, em 2008, em 25 de junho.
Sobre o Impostômetro
Inaugurado em 20 de abril de 2005, o Impostômetro foi desenvolvido pelo IBPT em parceria com a ACSP, onde está instalado (no centro de São Paulo).
Pela internet, qualquer cidadão pode acompanhar o total de impostos pagos pelos brasileiros aos governos federal, estadual e municipal. Também é possível consultar por Estados, municípios e capitais.
O sistema informa ainda o total de impostos pagos desde janeiro do ano 2000 e faz estimativas de quanto será pago até a data indicada pelo usuário.
Quando os R$ 500 bilhões foram pagos em anos anteriores
Ano       Data
2011     4 de maio
2010     25 de maio