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Catorze anos depois de ter seu primeiro traçado proposto (com 31 km e três túneis contornando a Serra da Cantareira pelo lado sul) e sem que um quilômetro tenha saído do papel, o futuro Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas teve seu traçado novamente alterado no dia 3 de maio. Desta vez, as mudanças agradaram às prefeituras de São Paulo e Guarulhos, informou o jornal Estado de S. Paulo. O projeto sofreu três alterações. Ligada ao governo do Estado, a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) suprimiu o trevo de ligação com a Avenida Inajar de Souza, na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da capital, e fez um desvio da mancha urbana nos bairros de Bambi e do Cabuçu de Baixo, no município de Guarulhos - nesta área, aliás, prevê-se mais um túnel, o sétimo do trecho.
A exclusão do trevo na Inajar de Souza do projeto foi um pedido da Prefeitura de São Paulo, conforme antecipou o Estado no dia 21 de abril. O parecer do Município a respeito do Trecho Norte afirmava que a ligação nessa via da zona norte prejudicaria o trânsito da Marginal do Tietê e, consequentemente, no restante da cidade. A Dersa informou na ocasião que o trevo traria efeito contrário: aliviaria a Marginal.
As mudanças foram apresentadas dia 3 em audiência pública pelo presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço. Com orçamento estimado de R$ 5,8 bilhões, o projeto do Trecho Norte defendido atualmente pelo governo tem 44,2 km e vai das Avenidas Raimundo Pereira de Magalhães, em São Paulo, à Via Dutra, em Arujá.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 4 de maio de 2011

Categoria: Geral


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