O Ministério Público Federal (MPF) em Caruaru (PE) denunciou à Justiça Federal quatro policiais rodoviários federais por formação de quadrilha e concussão. Eles são acusados de extorquir motoristas que transitavam pela BR-232. Conforme apontado pelo MPF, o alvo principal dos policiais eram ônibus que seguiam em comboio para as cidades pernambucanas de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Os denunciados chegavam a cobrar R$ 100,00 por veículo irregular, segundo informação do site Última Instância.
Os policiais também exigiam quantias dos veículos que estavam regulares, sob pena de terem a viagem dificultada. Algumas vezes, cobravam dos motoristas mesmo sem fazer fiscalização nos automóveis.
A atuação criminosa foi comprovada em 3 de junho, em uma operação planejada pela Corregedoria da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para verificar a extorsão. Além de comprovar a prática, a PRF encontrou no posto uma sacola com R$ 2.500,00, quantia extorquida dos motoristas naquele dia.
Uma gerente de empresa de transporte, que por várias vezes teve de pagar valores aos policiais, se dispôs a participar da operação para flagrar o crime. Foi ela quem denunciou a atuação criminosa à Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília, em fevereiro. Após comprovado o crime, os quatro policiais foram presos em flagrante.
Fonte: site Última Instância, 12 de julho de 2008

Morte em SP cai 57% em a de blitz (14/07/2008)

Um balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo aponta redução de 57% no número de mortes por acidentes de trânsito após a vigência da Lei Seca. O levantamento, segundo a Folha (...)

Mortes nas estradas da região de Campinas caem 33% (12/07/2008)