A Folha Online destaca que, no comparativo com o mesmo período em 2009, quando o desempenho dos licenciamentos foi afetado pela crise econômica mundial, o crescimento foi de 245%.
No primeiro trimestre (19.211 unidades), a expansão alcançou 198,3%, em relação a igual intervalo no ano passado - os números não consideram as importações feitas por montadoras que têm fábrica no País e são representadas pela Anfavea.
Os dados levam em conta apenas o desempenho das atuais 22 associadas da Abeiva: Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo.
"Em março, todo o setor automotivo brasileiro foi muito bem. Os carros importados acompanharam a tendência de alta e com muita consistência, por terem uma gama bastante ampla de oferta, tecnologia e preços competitivos", afirma José Luiz Gandini, presidente da entidade.
Ao considerar somente as 14 marcas que faziam parte da entidade em março de 2009, o crescimento nos emplacamentos foi de 194,37% nesse confronto anual, atingindo 7.424 unidades no mês passado. No primeiro trimestre (16.219 unidades), também nessa análise, houve aumento de 152,3%.
Fonte: Folha Online, 14 de abril de 2010