Parking News

Numa propaganda estrelada pela modelo Gisele Bündchen, um carro faz manobras arriscadas, canta pneu e sobrevive à perseguição de um helicóptero, como num filme de aventura do ator Sylvester Stallone. Em outro comercial de TV, uma montadora exalta um novo modelo com motor turbo e "rápido demais" - prestigiado, nesse caso, nada menos do que pelo piloto de F-1 Michael Schumacher, que foge dos paparazzi e, de tão veloz numa estrada, não é alcançado nem por seus próprios seguranças. A partir das próximas semanas, conteúdos desse tipo na publicidade da indústria automobilística, polêmicos por glorificar comportamentos inseguros no trânsito, podem até continuar, mas serão seguidos de uma mensagem educativa, informa a Folha de S. Paulo.
O padrão será similar ao que já ocorre com a propaganda de cigarro e de bebida alcoólica, que difundiram expressões como "fumar é prejudicial à saúde" ou "beba com moderação". Agora, será a vez de frases sobre a exigência do cinto de segurança, do capacete e do respeito à velocidade, por exemplo. Essa obrigatoriedade foi sancionada em julho passado pelo presidente Lula, não aplicada ainda por falta de regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O presidente do órgão, Alfredo Peres da Silva, revelou à Folha que a normatização será concluída em abril (quando serão definidas as frases e tamanhos) e que a regra terá de ser obedecida imediatamente. "A partir do momento em que soltar a resolução, estará valendo (a lei)", afirmou Silva, acrescentando que a medida valerá tanto para anúncios de carros quanto para de insumos - incluindo baterias, pneus e amortecedores -, veiculados em televisão, rádio, jornal, revista e outdoor.
Quem descumprir a lei estará sujeito a penas que envolvem advertência por escrito, suspensão de qualquer outra propaganda do produto por 60 dias e multas de R$ 1.064 a R$ 5.320, que podem ser quintuplicadas pela reincidência. Nas rodovias, aliás, todos os outdoors, de qualquer tipo de produto (até os eleitorais), deverão exibir as mensagens.
Fonte: Folha de S. Paulo, 14 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

PM vai recriar o Comando de Trânsito (15/04/2010)

O governo de São Paulo vai recriar o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O novo órgão será composto por dois batalhões e vai reunir nessas unidades especializadas os policiais que atualmente (...)

Estações de metrô elitizam entorno (15/04/2010)

Áreas próximas das linhas do metrô de São Paulo estão passando por um processo de elitização. Pesquisa mostra que esse tipo de transporte, apontado como um dos mais eficientes, provoca valorização no (...)

Tráfego de São Paulo faz vítimas (12/04/2010)

O trânsito de São Paulo é cada vez mais arriscado para quem anda a pé. Um levantamento da CET mostra que, no ano passado, 671 pessoas morreram atropeladas na Capital. São quase duas mortes por dia, se (...)

Farol urno reduz risco de acidentes (18/04/2010)

Para serem percebidos com mais facilidade por pedestres e outros veículos na cidade, motos e ônibus são obrigados a transitar com a luz baixa acesa, até mesmo durante o dia. Os carros, segundo a lei, (...)

Não há mais onde estacionar (18/04/2010)

Não há mais local para estacionar no Recife. Sem estímulo à construção de edifícios-garagem e com poucos estacionamentos rotativos estruturados, além de caros, a cidade não possui mais espaço para aco (...)


Seja um associado Sindepark