Parking News

No dia 12 de abril, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) definiu o padrão dos chips de identificação que serão instalados nos veículos. A instalação do equipamento reforçará o controle fiscal de veículos com multas, seguro obrigatório e impostos atrasados, ressaltou o InfoMoney. De acordo com o órgão, caso alguém tente retirar o chip, ele será automaticamente inutilizado. Isso impede, por exemplo, que o equipamento seja clonado, evitando que carros roubados ou em situação irregular transitem livremente. Por meio de antenas em estradas e avenidas será feita a captura de dados dos chips.
Segundo dados do Denatran, apenas em São Paulo, a inadimplência no pagamento de taxas alcança 30% da frota. Ao todo, 51 milhões de veículos deverão receber o chip.
Sem custos ao motorista
O diretor do órgão, Alfredo Peres da Silva, afirmou, por meio de nota, que os custos de instalação dos chips na frota devem ser bancados pelos Detrans (Departamentos de Trânsito). Os recursos sairão do caixa acumulado com multas de trânsito. Segundo ele, os órgãos de São Paulo e Rio de Janeiro já sinalizaram que não cobrarão nada dos motoristas para a instalação do pequeno equipamento.
Nessas regiões, a instalação da etiqueta deve ser feita durante a inspeção veicular obrigatória. "Nos demais estados, uma opção seria instalar a etiqueta no momento de licenciamento dos veículos", sugeriu o presidente do órgão.
Fonte: site InfoMoney, 13 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

PM vai recriar o Comando de Trânsito (15/04/2010)

O governo de São Paulo vai recriar o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O novo órgão será composto por dois batalhões e vai reunir nessas unidades especializadas os policiais que atualmente (...)

Estações de metrô elitizam entorno (15/04/2010)

Áreas próximas das linhas do metrô de São Paulo estão passando por um processo de elitização. Pesquisa mostra que esse tipo de transporte, apontado como um dos mais eficientes, provoca valorização no (...)

Tráfego de São Paulo faz vítimas (12/04/2010)

O trânsito de São Paulo é cada vez mais arriscado para quem anda a pé. Um levantamento da CET mostra que, no ano passado, 671 pessoas morreram atropeladas na Capital. São quase duas mortes por dia, se (...)

Farol urno reduz risco de acidentes (18/04/2010)

Para serem percebidos com mais facilidade por pedestres e outros veículos na cidade, motos e ônibus são obrigados a transitar com a luz baixa acesa, até mesmo durante o dia. Os carros, segundo a lei, (...)

Não há mais onde estacionar (18/04/2010)

Não há mais local para estacionar no Recife. Sem estímulo à construção de edifícios-garagem e com poucos estacionamentos rotativos estruturados, além de caros, a cidade não possui mais espaço para aco (...)


Seja um associado Sindepark