Em Campinas são apenas 70. Mais 30 deveriam ser criadas para cumprir o mínimo determinado pela lei. Ao lado do prédio da prefeitura, o único ponto de estacionamento reservado aos idosos é usado por gente que aparenta pouca idade.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito deve ser aplicada inclusive nas pequenas cidades, onde estacionamento não costuma ser problema. Em Águas de São Pedro, no Interior de São Paulo, a frota é de apenas 600 veículos. Não existe espaço reservado ao idoso.
Em Mogi Guaçu, um projeto de educação no trânsito é desenvolvido nas escolas para conscientizar as futuras gerações de motoristas. Em breve uma página na internet vai mostrar aos idosos a posição exata de cada uma das vagas preferenciais. Elas devem ser demarcadas até o mês que vem.
As prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro dizem que já se adequaram à resolução do Denatran e reservaram as vagas para idosos nas ruas.
Em Porto Alegre, cerca de 20 vagas, sinalizadas com placas e pinturas, foram implantadas na área azul, no centro da cidade.
A empresa que regulamenta o trânsito em Belo Horizonte informou que está recebendo pedidos por telefone e internet para demarcar novas áreas. Agora falta combinar o uso com os outros motoristas.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 16 de abril de 2010