Parking News

Belo Horizonte (MG) deveria ter 800 vagas destinadas a idosos, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito, em vigor há quatro meses. A lei que exige o mínimo de 5% das vagas públicas de estacionamento para idosos também é ignorada em muitas cidades do Estado de São Paulo, constatou reportagem do Bom Dia Brasil.
Em Campinas são apenas 70. Mais 30 deveriam ser criadas para cumprir o mínimo determinado pela lei. Ao lado do prédio da prefeitura, o único ponto de estacionamento reservado aos idosos é usado por gente que aparenta pouca idade.
A resolução do Conselho Nacional de Trânsito deve ser aplicada inclusive nas pequenas cidades, onde estacionamento não costuma ser problema. Em Águas de São Pedro, no Interior de São Paulo, a frota é de apenas 600 veículos. Não existe espaço reservado ao idoso.
Em Mogi Guaçu, um projeto de educação no trânsito é desenvolvido nas escolas para conscientizar as futuras gerações de motoristas. Em breve uma página na internet vai mostrar aos idosos a posição exata de cada uma das vagas preferenciais. Elas devem ser demarcadas até o mês que vem.
As prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro dizem que já se adequaram à resolução do Denatran e reservaram as vagas para idosos nas ruas.
Em Porto Alegre, cerca de 20 vagas, sinalizadas com placas e pinturas, foram implantadas na área azul, no centro da cidade.
A empresa que regulamenta o trânsito em Belo Horizonte informou que está recebendo pedidos por telefone e internet para demarcar novas áreas. Agora falta combinar o uso com os outros motoristas.
Fonte: programa Bom Dia Brasil (Rede Globo), 16 de abril de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

PM vai recriar o Comando de Trânsito (15/04/2010)

O governo de São Paulo vai recriar o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O novo órgão será composto por dois batalhões e vai reunir nessas unidades especializadas os policiais que atualmente (...)

Estações de metrô elitizam entorno (15/04/2010)

Áreas próximas das linhas do metrô de São Paulo estão passando por um processo de elitização. Pesquisa mostra que esse tipo de transporte, apontado como um dos mais eficientes, provoca valorização no (...)

Tráfego de São Paulo faz vítimas (12/04/2010)

O trânsito de São Paulo é cada vez mais arriscado para quem anda a pé. Um levantamento da CET mostra que, no ano passado, 671 pessoas morreram atropeladas na Capital. São quase duas mortes por dia, se (...)

Farol urno reduz risco de acidentes (18/04/2010)

Para serem percebidos com mais facilidade por pedestres e outros veículos na cidade, motos e ônibus são obrigados a transitar com a luz baixa acesa, até mesmo durante o dia. Os carros, segundo a lei, (...)

Não há mais onde estacionar (18/04/2010)

Não há mais local para estacionar no Recife. Sem estímulo à construção de edifícios-garagem e com poucos estacionamentos rotativos estruturados, além de caros, a cidade não possui mais espaço para aco (...)


Seja um associado Sindepark