De acordo com o relatório, nas vias de trânsito rápido a velocidade média no horário de pico da manhã (7h às 10h) durante o ano foi de 48 km/h.
É a maior velocidade medida pela CET desde 1999.
No horário de pico da tarde (17h às 20h), o aumento foi de 20 km/h em 2010 para 26 km/h em 2011, maior velocidade média desde 2007.
A CET atribui a evolução às restrições a caminhões e ônibus fretados implantadas nos últimos anos, à ampliação da marginal Tietê e à conclusão do trecho sul do Rodoanel.
Sergio Ejzenberg, mestre em transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, diz que essas medidas realmente podem ter aumentado a velocidade média nas marginais, mas que isso não melhorou o trânsito como um todo.
"Quando restringe os caminhões, os carros chegam mais rápido e vão entupir os outros corredores", afirmou.
Waisman e Ejzenberg criticaram a metodologia da CET - agentes ficam em cima de prédios medindo quanto tempo os carros levam para trafegar por aquele trecho.
"Não é uma forma científica e exata de calcular", afirmou Waisman. Ejzenberg propõe o uso de GPS instalados nos carros.
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de agosto de 2012