De acordo com a concessionária MetrôRio, até dezembro, dez novos trens entrarão em circulação. Quando toda a frota estiver funcionando, em março de 2013, a previsão é de que os intervalos passem de seis minutos para quatro minutos nas pontas da linha (entre Pavuna e Central; Saens Peña e Central; e Ipanema/General Osório e Botafogo), e de três minutos para dois minutos no trecho compartilhado (Botafogo e Central).
O governador do Rio, Sérgio Cabral, participou da inauguração do novo trem e da primeira viagem até a estação Maracanã.
"As pessoas vão ganhar qualidade de vida. Esses novos trens vão para a linha 2 para servir a população que mais precisa. Estamos discutindo e tentando negociar a renovação completa da frota.
Com investimentos de R$ 320 milhões, os trens que circularão na linha 2 terão ar condicionado 33% mais potentes. As composições também têm mais espaço interno. Os bancos, dispostos em forma longitudinal, abrem mais lugar para os passageiros, que poderão mudar de carros durante a viagem, pois não há portas os separando.
Câmeras no interior dos carros transmitem imagens para a cabine do condutor e para o Centro de Controle de Tráfego da concessionária. Painéis de LED informam o mapa das estações e orientam o desembarque dos usuários.
Com os novos trens, o MetrôRio terá sua frota aumentada em 63% - serão 19 composições na linha 1 (114 carros) e 28 na linha 2 (168 carros) - e ampliará sua capacidade de passageiros de 700 mil para 1,2 milhão por dia.
Fonte: portal R7, 24 de agosto de 2012