A medida causou polêmica nas redes sociais e provocou a reação de cliclistas. "O Metrô tem por tradição cuidar do entorno das estações de forma rígida. A melhor opção não é proibir, mas oferecer uma alternativa para que o ciclista não precise usar o poste", afirmou Thiago Benicchio, diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.
As duas estações com as placas não têm bicicletários nem paraciclos.
Duas regras municipais, a Lei 14.266/07 e a 13.995/05, obrigam os locais com grande afluxo de pessoas a instalar bicicletários. Ainda de acordo com as normas, a construção de bicicletários deve ser prioritária em regiões próximas de estações de metrô, trens e corredores de ônibus. Apesar de promulgadas, as leis não foram regulamentadas.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que realizaria uma vistoria nos locais citados. Procurada, a ViaQuatro afirmou que já havia retirado as placas. A empresa foi questionada sobre a construção de bicicletários nas estações em questão, mas não respondeu à pergunta.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 24 de agosto de 2012