Parking News

O Sistema Nacional de Trânsito, criado em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro, prevê que os órgãos públicos têm que se juntar para traçar políticas de melhorias para o tráfico de veículos. Aos municípios cabe fiscalizar, sinalizar, planejar e operar o trânsito na cidade, ou seja, a prefeitura é a responsável por manter as placas de sinalização bem conservadas, instaladas nos lugares certos, assim como as faixas de pedestres sempre visíveis, explica reportagem da TV Mirante.
O município também tem que manter uma estrutura de fiscalização, para garantir a ordem no tráfico de veículos, além de desenvolver projetos para melhorar a circulação nas vias. No entanto, os especialistas dizem que apenas isso não basta e, quando se fala em trânsito, o planejamento de uma cidade precisa contar com o quesito integração. É preciso dar condições para que a população tenha alternativas e possa utilizar mais de um meio de transporte, quando preciso, para chegar ao destino.
Tudo isso porque o trânsito não é feito apenas pelos carros, é um conjunto, por exemplo: a acessibilidade oferecida aos pedestres, como calçadas em boas condições, um transporte público eficiente que possa ser usado por todos e condições para o uso seguro de bicicletas. Se tudo isso estiver funcionando bem, o cidadão terá sempre mais opções. "Temos que pensar no trânsito e no transporte a partir da mobilidade das pessoas e dos bens, então quando falamos nisso fica mais fácil pensarmos em vários modos, ou na integração de vários modos para melhorar esse setor", alega Fabíola Aguiar, doutora em engenharia de trânsito. Ainda segundo ela, de nada adianta privilegiar um único meio de transporte na cidade: "Sabemos hoje que muitos modos de transporte têm uma carência muito grande e esse desequilíbrio tornou o trânsito nas cidades muito problemáticos".
É importante a cobrança de projetos para o trânsito em longo prazo, já que as cidades estão sempre crescendo e o trânsito tem que acompanhar este desenvolvimento.
Fonte: TV Mirante (afiliada Rede Globo), 23 de agosto de 2012

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Préos terão 8 mil vagas de garagem (25/08/2012)

Instalado do lado de dois dos corredores mais congestionados da capital, a Marginal do Pinheiros e o eixo formado pelas Avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Doutor Chucri Zaidan, o Parque da Cida (...)

Placa quer bike longe da linha 4 (24/08/2012)

Quem na última semana precisou parar a bicicleta nos arredores das Estações Paulista e Faria Lima, na Linha 4-Amarela do Metrô, enfrentou um problema inusitado. Nos postes logo na frente das entradas (...)

Vidro 100% escuro dá multa e 5 pontos (26/08/2012)

Embora comuns na cidade, as películas 100% escurecidas nos vidros são vetadas por lei. E o combate a essa infração tem crescido. A Polícia Militar registrou 5.700 autuações no Estado de São Paulo em 2 (...)

Malhação do Guga (28/08/2012)

A rede de academias Fórmula vai desembarcar em Santa Catarina nos próximos dias. O grupo Bodytech, dono da Fórmula, fechou uma parceria com a catarinense Multione Fitness, que tem entre seus sócios o (...)


Seja um associado Sindepark