Parking News

Consagrado em Brasília, o ato de levantar o braço ao atravessar a faixa de pedestre - o chamado "sinal de vida" - é tema de projeto de lei que está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. E, caso seja aprovado e sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tornará lei em todo o território nacional um costume que em algumas cidades como São Paulo hoje mais parece um sonho: o de os motoristas pararem para dar passagem aos pedestres. O jornal Estado lembra que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já determina que quem estiver atravessando uma rua ou avenida nas faixas apropriadas "terá prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica", mas o artigo é respeitado em poucos municípios.
O novo projeto em trâmite no Congresso não apenas enfatiza o que está determinado no código como institui o "sinal de vida" na travessia. Prevê que o pedestre simplesmente levante o braço para solicitar, nas faixas, a parada do veículo em ruas sem semáforo ou agente de trânsito controlando a travessia.
Em vias com grande fluxo de automóveis, os pedestres devem esperar a formação de um "maior número de passantes", diz o texto. Não haverá punição a quem não fizer o gesto, só para o motorista que não respeitá-lo.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 10 de maio de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Vaga apertada (02/05/2010)

O número astronômico de carros nas ruas das grandes cidades, aliado à insegurança crescente, movimenta o caixa dos estacionamentos. O que poderia representar um ganho fácil à primeira vista é motivo d (...)

Zona Azul, perdas e ganhos (05/05/2010)

Os primeiros dias da implantação da Zona Azul em Moema trazem de volta algumas questões de 35 anos atrás, quando o sistema foi lançado na cidade de São Paulo, originalmente na Praça da Bandeira, sob o (...)

Uma bandeirada ferente (05/05/2010)

Engarrafamentos quando menos se espera, malha metroviária pouco abrangente, excesso de ônibus nas vias. Locomover-se pela cidade pressupõe paciência para superar obstáculos. Não sem razão, dar um jeit (...)

Valets a um passo da ilegalidade (05/05/2010)

Três anos e um mês depois de entrar em vigor, a lei municipal que disciplina os serviços de manobra e guarda de veículos - os chamados valets - em Curitiba deverá ser regulamentada por decreto do Exec (...)

Sistema ainda é complicado (04/05/2010)

O novo sistema da Zona Azul, presente em 30 ruas da Capital e que permite pagar o estacionamento rotativo pelo celular via internet, ainda gera dúvidas aos usuários. Dia 4 de maio, representantes do I (...)

Flanelinhas vão sair das ruas (08/05/2010)

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, se reuniu com cerca de 100 flanelinhas que atuam nas ruas da cidade e fez a eles uma proposta irrecusável: vai ajudar a tirar esses trabalhadores d (...)


Seja um associado Sindepark