Parking News

A Prefeitura de São Paulo lançou dia 6 de maio um projeto de revitalização de parte da orla ferroviária da cidade que inclui o "enterramento" de 12 km de trilhos, uma nova via expressa e até a "eliminação" do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, mas não sabe sequer se o projeto é viável financeiramente, ressalta a Folha de S. Paulo.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, disse que serão contratadas empresas para fazer os projetos para as áreas que vão da Lapa (zona oeste) à Vila Carioca (zona sul) passando por Perdizes, Barra Funda, Brás, Mooca, Cambuci e Ipiranga.
Esses projetos, de acordo com o secretário, vão contemplar as transformações urbanas pretendidas e também os estudos de viabilidade econômica e de impacto ambiental.
Se tudo der certo, os projetos estarão prontos em setembro do ano que vem para serem encaminhados à Câmara.
História
Inaugurado em 1971 pelo então prefeito Paulo Maluf, o Minhocão é frequentemente criticado por urbanistas pela degradação que gerou no entorno. Essa não é a primeira vez que a Prefeitura de São Paulo estuda a possibilidade de demolição do Minhocão. Outras análises para a destruição também ocorreram nas gestões de José Serra e Marta Suplicy. Em 1990, a então prefeita Luiza Erundina (1989-1992) proibiu o trânsito no local aos domingos e feriados e restringiu o funcionamento durante a semana - fechado em grande parte da noite. Com a medida, o elevado passou a ser utilizado como um equipamento de lazer pelos moradores da região.
Fonte: Folha de S. Paulo, 6 de maio de 2010

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Vaga apertada (02/05/2010)

O número astronômico de carros nas ruas das grandes cidades, aliado à insegurança crescente, movimenta o caixa dos estacionamentos. O que poderia representar um ganho fácil à primeira vista é motivo d (...)

Zona Azul, perdas e ganhos (05/05/2010)

Os primeiros dias da implantação da Zona Azul em Moema trazem de volta algumas questões de 35 anos atrás, quando o sistema foi lançado na cidade de São Paulo, originalmente na Praça da Bandeira, sob o (...)

Uma bandeirada ferente (05/05/2010)

Engarrafamentos quando menos se espera, malha metroviária pouco abrangente, excesso de ônibus nas vias. Locomover-se pela cidade pressupõe paciência para superar obstáculos. Não sem razão, dar um jeit (...)

Valets a um passo da ilegalidade (05/05/2010)

Três anos e um mês depois de entrar em vigor, a lei municipal que disciplina os serviços de manobra e guarda de veículos - os chamados valets - em Curitiba deverá ser regulamentada por decreto do Exec (...)

Sistema ainda é complicado (04/05/2010)

O novo sistema da Zona Azul, presente em 30 ruas da Capital e que permite pagar o estacionamento rotativo pelo celular via internet, ainda gera dúvidas aos usuários. Dia 4 de maio, representantes do I (...)

Flanelinhas vão sair das ruas (08/05/2010)

O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, se reuniu com cerca de 100 flanelinhas que atuam nas ruas da cidade e fez a eles uma proposta irrecusável: vai ajudar a tirar esses trabalhadores d (...)


Seja um associado Sindepark