O Estado de S. Paulo destaca que as placas informando a inclusão da faixa destinada ao transporte coletivo já estão instaladas em alguns trechos. De acordo com a SPTrans, os motoristas de veículos particulares podem usar a faixa preferencial, mas o que se espera com a demarcação é que os condutores tenham bom senso e só sigam pela faixa da direita da pista local para fazer conversões.
Por dia, transitam pela Marginal do Tietê ao menos 54 linhas de ônibus municipais e 83 intermunicipais, transportando 370 mil passageiros. Nos trechos mais carregados, entre a Via Dutra e a Ponte das Bandeiras, estima-se que transitem 250 ônibus por hora.
A vendedora Marcela Taira repetiu o discurso de outros motoristas ouvidos pela reportagem e disse que não percebeu a existência das novas sinalizações. "Nunca reparei", afirmou ela, que também dirige mais de uma vez por dia na via.
A nova pista central da Marginal ajudou a reduzir em 44% o índice de lentidão na via, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Com a diminuição nos congestionamentos, a CET estima que 30 mil carros voltaram a usar a via.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 5 de maio de 2010