Para que os pneus durem mais, o fabricante recomenda fazer o rodízio a cada cinco mil quilômetros.
"Pega os pneus traseiros, coloca na dianteira e os da dianteira na traseira", diz Marques.
Nos carros com tração dianteira, que são a maioria, o jogo da frente costuma ficar careca primeiro, enquanto o de trás ainda está em condições de rodar mais um pouco. Para economizar, os motoristas acabam comprando só dois pneus. Mas na hora da troca, muita gente tem dúvida: onde instalar os novos?
Fizemos um teste. O carro está com os pneus novos na frente e os usados na traseira. O piloto freia e o veículo só para 20 metros à frente. Quando os pneus novos vão para a traseira, o carro para em uma distância menor. A última prova, com os pneus novos nas rodas traseiras: o veículo não sai da trajetória.
"Devemos sempre colocar os pneus novos na traseira, melhorando o sistema de freio. Dá mais segurança", aponta o supervisor técnico do Senai Rodrigo Marques.
Fonte: Bom Dia Brasil (TV Globo), 7 de maio de 2010